TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RADIOLOGIA CONVENCIONAL

Projeto de pesquisa: RADIOLOGIA CONVENCIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.404 Palavras (22 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 22

RESUMO

Em novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Rontgen, durante experiência com raios catódicos, descobriu os raios x, acredita-se que Rontgen teria utilizado a letra “x” por tratar-se de um tipo de radiação desconhecida. Os raios x são obtidos através da energia eletromagnética de ondas muito curtas, que por serem ondas curtas são capazes de atravessar objetos poucos densos e serem absorvidos por objetos de densidades mais altas. Os primeiros aparelhos de raios x não eram tão eficientes para gerar imagens com qualidade que hoje em dia podemos ter com os aparelhos mais modernos, os aparelhos gastavam muito tempo para fazer aquisição das imagens e os pacientes ficavam expostos a taxas de radiações muito altas, não sabiam dos efeitos que as radiações ionizantes podiam provocar ao corpo humano. Desde a descoberta até os dias de hoje os aparelhos evoluíram, e hoje temos aparelhos digitais (DR) e radiografias computadorizadas (CR).

PALAVRAS – CHAVE: Descoberta, Raios x, Aparelhos, Evolução.

INTRODUÇÃO

Os raios-x foram descobertos em 08 de novembro de 1985 pelo físico alemão Wilhelm Conrad Rontgen na Alemanha ,quando ele estudava os fenômenos de luminescência em tubos de raios catódicos, após varias experiências, conseguiu a primeira imagem radiográfica que revelou a estrutura óssea da Mao de sua esposa Anna Bertha Ludwing Rontgen .Os raios-x são obtidos através de energia eletromagnética de ondas curtas ,que por serem ondas curtas são capazes de atravessar objetos poucos densos e serem absorvidos por objetos de densidades mais altas. A primeira radiografia em publico foi feita no dia 26 de janeiro de 1896 em uma palestra na sociedade de física de Wurzburg, radiografou-se a Mao do famoso anatomista Albert Von Kolliker, assim os raios foram chamados de “raios Rontgen” ,não apenas homenagem ao descobridor ,mas pelo fato dele ter explicado os novos raios e descrevendo muitas de suas propriedades ,assim a radiação deixava de ser desconhecida á população. Em fevereiro de1896 Rontgen realizou uma radiografia de um braço fraturado e enviou ao British Medical Journal para provar o extraordinário poder diagnostico de sua descoberta. Em 1901 ganhou o premio Nobel de física. No Brasil o primeiro aparelho de raios-x chegou em 1897,foi trazido pelo medico Jose Carlos Ferreira Pires para a cidade de Formiga/MG ,foi fabricado sob a supervisão direta do próprio Rontgen, Utilizavam motor a gasolina que funcionava como gerador para funcionar o aparelho ,pois na cidade não havia energia elétrica. A primeira radiografia feita por pires foi em 1989, deum corpo estranho da Mao do ministro Lauro Miler, que foi um dos primeiros pacientes de Pires. Com o passar do tempo os aparelhos foram evoluindo, tornando muito mais rápidas as aquisições de imagens do que nas décadas de 70 e 80, assim evitando repetições de exames e doses exageradas de radiação.

1 RADIOLOGIA CONVENCIONAL

Os primeiros aparelhos de raios-x não eram tão eficientes para gerar imagens com qualidades que hoje em dia podemos ter com aparelhos mais modernos, os aparelhos gastavam muito tempo para fazer aquisição das imagens e os pacientes ficavam expostos a taxas de radiações muito altas, não sabiam dos efeitos que as radiações ionizantes causavam ao corpo humano. Os primeiros aparelhos de raios-X utilizavam o sistema convencional de aquisição e processamento da imagem ,o método de convencional dar-se ao contato do filme-ecran com a radiação, o filme exposto a radiação será submetido ao processamento químico sendo esse processamento (revelação , fixação , lavagem e secagem) para se tornar visível, o filme é composto de haletos(grãos ) de prata metálico sobre uma base de poliéster e gelatina(camada protetora) sendo permanente não podendo ocorrer alterações em sua composição. Quando o filme radiográfico é exposto a radiação ele sofre mudanças na escala de cinza sendo apresentada na imagem por suas respectivas diferenças de densidades anatômicas dos tecidos sob exame, a imagem do filme radiográfico ou radiografia é geralmente chamada de “copia impressa’. Os haletos de prata metálico que não foram expostos a radiação, no momento da revelação, são agrupados formando uma imagem de prata metálica ,quando passa pela fixação o processo de revelação é parado e os cristais de prata não expostos e não revelados são removidos da emulsão, proporcionando o endurecimento da gelatina da base do filme, deixando a radiografia resistente para que possa ser manipulada. Existem três tipos de revelação: Manual, automática e a digital.

1.1 REVELAÇÃO MANUAL

Acontece dentro de uma sala sem iluminação (câmara escura), após o filme ser retirado do chassi é utilizado um equipamento chamado colgadura, onde o mesmo é fixado em quatro prendedores sendo imerso em um tanque com os químicos do revelador, outro com água e outro com químicos do fixador para o procedimento, após ser emerso nos tanques com químicos o filme passa por outro com água e depois é colocado em um varal para secagem.

1.2 REVELAÇÃO AUTOMÁTICA

Nele ocorre o mesmo no processo manual, onde ficam extintos as colgaduras e a utilização dos tanques com químicos e o secador fixo sendo um processo automático, onde o filme passa por dentro de roletes contendo os químicos, água e vapor para secagem das películas radiográficas.

1.3 REVELAÇÃO DIGITAL

Nesse processo não utiliza mais câmara escura, a processadora é substituída pó um impressora e o processo é feito com iluminação ambiente normal e refrigerada, sendo substituídos os filmes radiográficos por cassetes digitais que captam o sinal obtido e os convertem em imagem, com isso podemos manipular o contraste, brilho e definição da imagem em uma tela de computador.

2 IMAGEM DIGITAL

Através das imagens geradas por diferentes equipamentos de diagnostico por imagem pode-se formar uma imagem digital pela transformação de uma corrente elétrica muito grande em dígitos de computador, chamado bit, o computador usa o sistema binário de informações como base numérica para interpretação e execução das suas funções. A menor unidade de medida de transmissão de dados usada na computação e informática é o Bit que é um termo proveniente das palavras digito binário ou (Binary Vigt). A imagem digital é bidimensional sendo apresentada na tela de um computador ou filme radiográfico na forma de uma matriz que é formada por arranjos de linhas e colunas, sendo que na intersecção das linhas com as colunas formam-se as unidades básicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com