TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação Da Concentração De ácido Acético No Vinagre

Casos: Determinação Da Concentração De ácido Acético No Vinagre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Uma análise química é um conjunto de técnicas de laboratório utilizadas na identificação das espécies químicas envolvidas em uma reação e a quantidade dessas espécies. Existem dois tipos de análise, a qualitativa, que tem como objetivo determinar as substancias presentes na amostra, e a quantitativa que determina as concentrações dessas substâncias.

A Titulação é uma técnica da análise quantitativa, e é usado para determinar a concentração de um reagente de natureza conhecida. O método tem como princípio reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com concentração desconhecida com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão).

Um dos tipos de titulação existente é a titulação ácido-base. O objetivo da titulação de uma solução ácida com uma solução básica é a determinação da quantidade exata de base que é quimicamente equivalente à quantidade de ácido presente. O ponto em que isso ocorre é o ponto de equivalência. Para que tal acontecimento seja visualmente perceptível utiliza-se um indicador, substância que muda a sua coloração quando ocorre variação de PH em um certo intervalo, ponto final.

O ácido acético (CH3COOH) é um ácido fraco (Ka = 1,753 x 10-5), monoprótico. Sua concentração pode ser determinada a partir de uma titulação com uma solução de base forte,usando a fenolftaleína como indicador, pois sua viragem acontece em um intervalo de pH: 8,3 a 10. Utilizando hidróxido de sódio como a base forte, a reação que se processa na titulação é:

CH3COOH (aq) + NaOH (aq) CH3COONa (aq) + H2O (l)

A acidez do vinagre comercial corresponde ao teor de ácido acético, que é seu componente mais importante da oxidação do álcool no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% (m/v) de ácido acético. Para determinar a acidez do vinagre, a amostra do vinagre é titulada com o NaOH e assim é possível determinar a concentração de CH3COOH. No nosso procedimento o vinagre analisado tem como informação no rótulo que a porcentagem equivale a 4%, vamos aferir se esse valor está correto através da titulação ácido-base.

2. OBJETIVO

Analisar através de uma titulação se a quantidade de ácido acético presente em uma amostra de vinagre está de acordo com o valor especificado no rótulo do produto.

3. MATERIAIS E REAGENTES

MATERIAIS

- Balão volumétrico de 100mL;

- Três erlenmeyer de 125 mL;

- Bureta de 25 mL;

- Béquer;

- Pisseta com água destilada;

- Balança analítica;

- Pipeta graduada de 10 ml.

REAGENTES

- Vinagre (4%);;

- Fenolftaleína;

-Solução de hidróxido de sódio (NaOH).

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

- Transfere-se 10 mL de vinagre com o auxílio de uma pipeta , para um balão volumétrico de 100 mL completando-o até o menisco com água destilada;

- Retira-se 15 ml da amostra contida no balão volumétrico, com o auxilio de uma pipeta graduada, para um erlenmeyer de 125 ml, adicionando-se 3 gotas de indicador fenolftaleína na solução;

- Titula-se cuidadosamente a solução de ácido acético com a solução padrão de NaOH até o aparecimento de uma leve coloração rosa, anotando-se o volume gasto;

-O procedimento deve ser realizado 3 vezes.

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para se analisar a acidez do vinagre é necessário preparar uma solução diluida do mesmo e para isso, inicialmente, foi pipetado 10mL do vinagre sendo esse volume transferido para um balão de 100ml, e após isso, o recipiente foi completado com água destilada até o menisco.Foi retirada 3 alíquotas de 15 mL da solução diluída preparada anteriormente (10 ml por 100 mL de água) e colocada cada uma em um erlenmeyer, onde foi adicionado, por fim, 3 gotas de indicador, a fenolftaleína, que foi escolhido pois sua viragem acontece em um intervalo de pH: 8,3 a 10.

Cada uma dessas alíquotas foi titulada, para isso colocou-se na bureta uma solução padronizada de NaOH de concentração (0,084mol/L) e logo após a torneira da bureta foi aberta e assim a solução começou a escorrer para o erlenmeyer com o ácido acético, que deve ser mantido sob agitação, é preferível que a solução titulante seja gotejada lentamente. A titulação foi realizada mais 2 vezes com as outras alíquotas. Os volumes de NaOH gastos foram: 12,8 mL, 12,8 mL e 13 mL.

Agora será possível calcular a porcentagem de ácido acético na amostra. para fazer esse cálculo deve-se, inicialmente, determinar a quantidade de mols de hidróxido foi utilizado em cada uma das titulações, n= volume x concentração de NaOH, esse valor será equivalente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com