TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação De Acidez De Vinho

Monografias: Determinação De Acidez De Vinho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O vinho contém ácidos orgânicos em duas vertentes: os provenientes da fruta em cultivo, como o ácido málico, tartárico, cítrico, oxálico, acórbico, galacturônico. Há também os que são formados na fermentação da fruta, o sucínico, o lático e o acético, o pirúvico, o ceto-glutárico e o ácido fórmico.

O ácido tartárico é o principal da uva e do vinho. É o mais forte, define o pH e dá maior resistência ao ataque bacteriano. Sua dosagem é alta no começo do processo e deve ser encontrada em faixas menores quando a bebida for para a etapa de engarrafamento.

A titulação envolve a adição de uma solução, chamada de titulante, que é colocada em uma bureta, a uma solução que contém a amostra, chamada analito (ATKINS; JONES, 2006). Através do processo de padronização ou fatoração é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada.

O ponto exato onde reação completa é denominado ponto de equivalência ou ponto final. O ponto final da titulação é o ponto onde ocorre o término da titulação, que é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador.

Os ácidos fracos não são normalmente titulados com bases fracas porque o ponto final é muito difícil de localizar (ATKINS; JONES, 2006).

INDICADOR AZUL DE BROMOTIMOL

O azul de bromotimol é um indicador ácido-base orgânico sintético. É representado pela fórmula química C27H28Br2O5S, apresenta-se sólido em seu estado puro e em condições ambientes, praticamente inodoro, é parcialmente solúvel em água e solúvel em alguns solventes orgânicos e em soluções alcalinas. Sua estrutura é formada por duas moléculas de timol (monoterpeno fenólico), que contem um átomo de bromo unido ao anel aromático e um anel benzênico ligado a um éster sulfônico cíclico. Comumente, essa substância é comercializada sob a forma de um pó químico branco.

Assim como a maior parte dos indicadores, o azul de bromotimol é um ácido orgânico fraco; em meio ácido (nesse caso, abaixo de 6,0), apresenta coloração amarela, enquanto que em meio básico (acima de 7,6), a cor muda para azul. A mudança da cor ácida para a básica ou da básica para a ácida acontece em certos intervalos de pH, denominados faixas ou intervalos de viragem, que no caso do azul de bromotimol é de 6,0 a 7,6. Quando o valor do pH está dentro da faixa de viragem, forma-se uma cor intermediária (esverdeada). Essa alteração da coloração apenas pode ser percebida pela visão humana quando varia aproximadamente duas unidades de pH.

Uma das utilizações mais clássicas da solução de azul de bromotimol como indicadora ácido-base é a determinação do pH da água de aquários, piscinas, criadouros e tanques de peixes. Também se utiliza o azul de bromotimol no ramo da Obstetrícia com a finalidade de identificar uma desordem do parto conhecida como rompimento prematuro das membranas. Em laboratórios, é frequente o uso da substância como corante biológico para análises microscópicas realizadas em lâminas, o que facilita a visualização de paredes e núcleos celulares.

2. OBJETIVOS

Esse experimento tem como objetivo o conhecimento de técnicas utilizadas em volumetria, a titulação de ácido fraco com base forte e a determinação da acidez total do vinho.

(Relatório da aula prática de química analítica do dia 18/03/2014).

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS E REAGENTES

• 01 Pipeta volumétrica 10 ml

• 03 Erlenmeyer de 125 ml

• 01 Bureta de 50 ml

• 02 Béquer 50 ml

• Amostra de Vinho

• NaOH (l)

• Azul de bromotimol 0,05 % p/v ( solução Hidroalcóolica 50%)

3.2 MÉTODOS

01) Pipetou-se o volume 15 mL do vinho;

02) Em seguida adicionou-se 25 mL de água deionizada e 6 gotas de azul de bromotimol;

03) Titulou-se com solução padronizada de hidróxido de sódio 0,1 M até a coloração verde, gotejou-se até a coloração azul.

04) Anotou-se o volume de NaOH gasto;

05) Calculou-se a porcentagem de ácido tartárico na amostra analisada.

4. RESULTADOS

Abaixo segue os cálculos realizados na aula prática:

Titulante NaOH 0,1mol/L

Analito = vinho ~ 1% (m/v) ácido tartárico ( MM = 150,09 g/mol)

1) Calcular a concentração teórica de ácido tartárico no vinho

1g ácido tartárico ---------- 100 ml

X ------------ 1000ml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com