TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da acidez total nos vinhos brancos

Artigo: Determinação da acidez total nos vinhos brancos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  Artigo  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Secundária de Fonseca Benevides

Triénio 2010/2015

Prof. Manuela Silva

Determinação da acidez total nos vinhos brancos

Karen Alexandra, nº13

Agradecimentos:

Resumo:

Neste trabalho de PAP, a actividade experimental realizada, consistiu na determinação da acidez total nos vinhos brancos, por volumetria ácido-base, tendo como objectivo principal, a comparação dos valores trabalhados pelo ministério em duas marcas divergentes.

Introdução:

O vinho contém ácidos orgânicos em duas vertentes: os provenientes da fruta em cultivo, como o ácido málico, tartárico, cítrico, oxálico, acórbico, galactúrico. Há também os ácidos formados na fermentação da fruta, o sucínico, o lático e o acético, o pirúvico, o ceto-glutárico e o ácido fórmico.

O ácido tartárico é o principal da uva e do vinho. É o mais forte, define o pH e dá maior resistência ao ataque bacteriano. Sua dosagem é alta no começo do processo e deve ser encontrada em faixas menores quando a bebida for para etapa de engarrafamento.

A titulação envolve a adição de uma solução, chamada de titulante, que é colocada em uma bureta, a uma solução que contém a amostra, chamada analito. Através do processo de padronização ou fatoração é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada.

O ponto exato onde reacção se completa é denominado ponto de equivalência ou ponto final. O ponto final da titulação é o ponto onde ocorre o término da titulação, que é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador.

Os ácidos fracos não são normalmente titulados com bases fracas porque o ponto final é muito difícil de localizar.

Esse experimento tem como objetivo o conhecimento de técnicas utilizadas em volumetria, a titulação de ácido fraco com base forte e a determinação da acidez total do vinho.

Volumetria ácido-base:

Uma das técnicas mais importantes em Química Analítica é a titulação. Esta técnica permite determinar a concentração ou título de uma solução através da reacção completa com outra solução de concentração conhecida. A titulação realiza-se pela adição de uma solução contida numa bureta, o titulante, a uma solução contida num balão de erlenmeyer, o titulado, até que se atinja o ponto de equivalência. Na titulação ácido-base determina-se a concentração de um ácido fazendo-o reagir com uma base de concentração conhecida, ou a concentração de uma base fazendo-a reagir com um ácido de concentração conhecida.

Materiais e reagentes:

• Vinho branco

• Proveta 50 ml

•Fenolftaleína

• Solução padrão de NaOH 0,1 mol/L

• Material corrente de laboratório

Procedimento experimental:

1- Pipetar 25 mL de vinho branco;

2- Colocar em um erlenmayer de 250 mL;

3- Adicionar 100 mL de água destilada e 5 gotas de fenoftaleína

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com