TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes Tipo 1

Artigo: Diabetes Tipo 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 5

OBJETIVOS

Constatar, na pratica, diferenças entre o comportamento de substancias iônicas e moleculares.

Verificar a solubilidade de alguns compostos, já que a natureza iônica de uma substancia influi na solubilidade de alguns solventes.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Substâncias iônica e formada por ligações entre íons, (ânion e cátion), ligados entre si por forças de natureza elétrica. As cargas dos elementos para formar o composto iônico devem ser uma positiva e negativa.

A atração que acontece entre os íons produz aglomerados com forma geométrica bem definidas, que recebem o nome de retículos cristalino. As principais características desses compostos é a existência do reticulo iônico. Esses compostos iônicos apresenta também algumas propriedades, ponto de fusão e ebulição alto, na temperatura ambiente apresentam forma sólida e o melhor solvente para dilui-los é a agua.

Substancias molecular ou covalente são formadas a partir do compartilhamento de elétrons entre os átomos dos elementos que estão se ligando. Apesar de não possuírem ions em sua constituição, as moléculas podem apresentar polos elétricos, devido a diferença de eletronegatividade dos elementos; neste caso, são denominadas moléculas polares. Quando há uma diferença de eletronegatividade ou quando a resultante dessas diferenças for nula, a molécula é denominada apolar.

As substâncias moleculares têm suas moléculas atraídas entre si por forças denominadas de intermoleculares.

Em caso de subtâncias cuja molécula é apolar a força de atração que justifica sua existência no estado solido e liquido é denominada de dipolo induzido-dipolo induzido; no caso de molécula que é polar a força intermolecular é denominada depolo permanente-dipolo permanete; ou simplesmente dipolo-dipolo.

Há um tipo de dipolo-dipolo, muito forte, que ocorre entre moléculas onde o hidrogênio esteja ligado a um oxigênio, nitrogênio e flúor. Essa força vai receber um nome particular de ponte de hidrogênio ou ligação de hidrogênio.

Nas forças moleculares dois fatorem influencia no ponto de fusão e ebulição. Um desses fatores é o tipo de força intermolecular, onde quanto mais intensa for a força mais alto será o PF e o PE, outro fator é o tamanho da molécula, quanto maior for a molécula, maior será sua superfície, isso propicia um maior numero de interação com as moléculas vizinhas, com isso os PF e PE são altos.

Para comparar os pontos de fusão e ebulição de diferentes substancias , devemos considerar esses dois fatores;

Em moléculas com tamanhos aproximadamente iguais: quanto maior a intensidade da interação, maiores o pontos de fusão.

Ordem crescente de intensidade de interação

Dipolo induzido-dipolo induzido<dipolo-dipolo<pontes de hidrogênio

Em moléculas com mesmo tipo de interação; quanto maior o tamanho da molécula, maiores os ponto de fusão e ebulição.

A solubilidade de uma substância(denominada soluto) em outra(denominada solvente), esta relacionadas as forças atuante nas mesmas (iônicas ou intermoleculares). Em consequência disso, substancias iônicas e substâncias moleculares tendem a se solubilizar em solventes também polares, enquanto que substancias apolares tendem a e solubilizar em solventes apolares. o envolvimento das partículas do soluto pelas moleculas do solvente é denominado de solvatação e, quando o solvente for a agua é comum substituir o termo por hidratação.

O fenômeno da dissolução é fundamental num processo físico-químico, dependendo, em grande extensão, das forças de coesão que ligam:

• As moléculas de solventes

• As partículas do soluto

• As moléculas do solvente e as partículas do soluto

Embora não seja possível prever com precisão absoluta quando uma substância é solúvel e outra, podemos estabelecer genericamente que:

A dissolução ocorre com facilidade, quando forças de ligação entre as moléculas do solvente, de um lado, e entre as partículas do soluto, de outro, são do mesmo tipo de magnitude.

Isso que dizer que uma molécula que é semelhante a outra no ponto de vista estrutural, de polaridade e caráter das forças intermoleculares podem reagir entre si. Como por exemplo um composta polar é solúvel em outro composto também polar.

MATERIAIS E REAGENTES

• 3 Buretas de 25 ou 50 ml

• Bico de Bunsen

• Tubos de ensaio e estande

• Pisseta

• Pinça de metal

Reagentes sólidos

• Cloreto de sódio (NaCl)

• Naftaleno sólido (C10H8)

• Iodo sólido (I2)

• Sacarose (C12H22O11)

Reagentes liquido

• Álcool etílico P.A (C2H5OH)

• Óleo comestível

• Tetra cloreto de carbono ou querosene (CCl4)

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Substâncias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com