TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disco Sem Atrito

Pesquisas Acadêmicas: Disco Sem Atrito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 2

Disco sem atrito

Objetivo: mostrar a influencia do atrito sobre objetos.

Contexto: “um objeto tende a sempre manter seu estado de movimento, este podendo ser também o repouso, se não houver forças externas “. Essa é a primeira lei de Newton . As forças de atrito são as principais responsáveis por não observarmos um objeto se deslocando continuamente sem ação de forças.

Este experimento tem por idéia mostra que , ao retirar uma das principais forças de atrito, neste caso, com o solo, um objeto se desloca uma distância consideravelmente maior. Ainda resta a resistência com o ar, mas atua com menos intensidade sobre o CD.

Idéia do experimento: é um experimento simples, consiste apenas em um CD (de preferência riscado e antigo, que ninguém use), um balão (cheio de ar), e algo que facilite acoplar o balão ao CD.

Antes de acoplar o balão, tente colocar o disco em movimento sobre a mesa, vai perceber quanto o atrito dificulta o movimento. A distância que ele pode chegar vai depender, na maior parte, da rugosidade das duas superfícies em contato: disco e superfície.

Faremos, agora, a mesma experiência, porém, acoplaremos o balão e deixaremos o ar sair por baixo do disco. Veremos que a tentar colocar o disco em movimento, este percorre uma distância mais. Essa “distância maior” é conseqüência direta da diminuição do atrito entre o CD e a mesa graças a uma camada de ar que, agora, existe entre as duas superfícies.

No entanto, agora há uma maior resistência do ar. Por sua forma, o disco não apresenta tanta, porém a forma do balão a aumenta bastante. Mesmo assim, a força de atrito do disco com o solo ainda é bem maior que a do disco+balão com o ar. Cabe dizer que aparatos que apresentam “colchões de ar”e dispensam o balão para isso são bem mais eficazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com