TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuição Espacial De Atributos Químicos Do Solo Em área De Pastagem E Floresta¹

Artigo: Distribuição Espacial De Atributos Químicos Do Solo Em área De Pastagem E Floresta¹. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do artigo:

Distribuição espacial de atributos químicos do solo em área de pastagem e floresta¹

Renato Eleoterio de Aquino², José Marques Júnior²,Milton Cesar Costa Campos³, Ivanildo Amorim de Oliveira², Diego Silva Siqueira²

1. Trabalho recebido em mar./2013 e aceito para publicação em jan./2014 (nº registro: PAT 23406). 2. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal, SP, Brasil. E-mails: aquino.rea@gmail.com, marques@fcav.unesp.br, ivanildoufam@gmail.com, diego_silvasiqueira@yahoo.com.br. 3. Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Humaitá, AM, Brasil. E-mail: mcesarsolos@gmail.com. e-ISSN 1983-4063 - www.agro.ufg.br/pat - Pesq. Agropec. Trop., Goiânia, v. 44, n. 1, p. 32-41, jan./mar. 2014.

Resumo

Interferências na composição da vegetação de ecossistemas naturais associadas a práticas de manejo, que são atribuídas a fatores como exploração agrícola, pecuária e, principalmente, florestal, trazem conseqüências aos solos, a sua possibilidade de reutilização e/ou conservação.

Pesquisas sobre os efeitos causados pela ação antrópica nas propriedades do solo constituem valiosos recursos para avaliações e previsões sobre os danos causados ao ambiente, servindo como subsídios à discussão sobre a manutenção de ecossistemas ou a sua ocupação racional, com previsões sobre a extensão dos efeitos desta ocupação.

A geoestatística, surge como peça fundamental de investigações da variabilidade espacial dos atributos do solo, pois permite quantificar a magnitude e o grau de dependência espacial e descrever, detalhadamente, a variabilidade espacial das variáveis estudadas, por meio de um interpolador exato e preciso.

Desta forma o estudo objetivou avaliar a distribuição espacial de atributos químicos do solo, em área de pastagem e floresta, localizada ao sul do Estado do Amazonas, nas imediações da comunidade de Santo Antônio de Matupí, região de Manicoré (AM), no segundo semestre de 2011.Nesta área foram estabelecidas malhas de 70,00 m x 70,00 m, com espaçamento regular de 10,00 m x 10,00 m, totalizando 64 pontos, os pontos foram georreferenciados com equipamento de GPS Garmin Etrex (South American 69), com precisão < 15 m, 95% típico. Em seguida, foi realizada a coleta de amostras de solo, às profundidades de 0,0-0,20 m e 0,40-0,60 m, para determinação dos atributos químicos.

Os atributos analisados foram: cálcio, magnésio e alumínio trocáveis, extraídos por KCl; potássio e fósforo disponível, extraídos por Mehlich-1; e acidez potencial (H+Al), extraída com solução tamponada (pH 7,0) de acetato de cálcio. Com base nos resultados das análises químicas, foram calculadas as somas de bases (SB), capacidade de troca catiônica (CTC) e saturação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com