TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO NO HORIZONTE SUPERFICIAL EM DIFERENTES MANEJOS DO MARACUJÁ

Por:   •  15/9/2019  •  Artigo  •  2.713 Palavras (11 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO NO HORIZONTE SUPERFICIAL EM DIFERENTES MANEJOS DO MARACUJÁ

Lucas Felipe Araújo Lima1

RESUMO: A pesquisa em uso e manejo do solo visa identificar e desenvolver sistemas de manejo que melhor se adaptem as condições de uma determinada região seja essas condições relacionadas ao solo, clima ou sociedade. O presente trabalho foi realizado na área experimental da SEAGRO/TO em uma situação contendo dois diferentes manejos do solo. Foram avaliados alguns atributos físicos (densidade do solo, porosidade total, e condutividade hidráulica) das áreas sob os seguintes manejos (convencional, e consorciado). Adotou-se o delineamento inteiramente ao acaso no esquema fatorial 2x1 (duas áreas e uma profundidade) com seis repetições. Não foram encontradas grandes diferenças significativas na porosidade, densidade e condutividade dos dois manejos estudados, isso pode indicar que o manejo agricultável do solo está sendo realizado de forma a não causar grandes alterações em suas propriedades físicas.

PALAVRAS-CHAVE: atributos físicos, densidade, uso e manejo do solo

PHYSICAL ATTRIBUTES OF THE SOIL IN THE SURFACE HORIZON IN DIFFERENT HANDLINGS OF PASSION FRUIT

ABSTRACT: Land use and management research aims at identifying and developing management systems that best adapt to the conditions of a given region, whether these conditions are related to soil, climate or society. The present work was carried out in the experimental area of ​​SEAGRO / TO in a situation containing two different soil management. Some physical attributes (soil density, total porosity, and hydraulic conductivity) of the areas under the following management (conventional, and consortium) were evaluated. The design was completely randomized in the 2x1 factorial scheme (two areas and one depth) with six replicates. No significant differences were found in the porosity, density and conductivity of the two managements studied, this may indicate that the agriculturally manageable soil is being carried out in a way that does not cause major changes in its physical properties.

KEY WORDS: physical attributes, density, use and soil management

  1. Acadêmico do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins, 108 Sul Alameda 11 Lote 03, CEP: 77020-122, Palmas (TO), Brasil. Email: lucaslimafelipe@gmail.com; luiz.frg07@gmail.com

INTRODUÇÃO

Pesquisa em uso e manejo do solo visa identificar e desenvolver sistemas de manejo que melhor se adaptem as condições de uma determinada região seja essas condições relacionadas ao solo, clima ou sociedade. O manejo do solo em uma visão mais técnica busca manter ou até mesmo melhorar a qualidade dos solos para obtenção de boas produtividades das culturas (BENÍCIO et al., 2015).

Os sistemas agrícolas ao longo do tempo afetam o solo, causando distúrbio em suas propriedades, pois a retirada da cobertura vegetal original e a implantação de culturas, aliadas a práticas de manejo inadequadas, promovem o rompimento do equilíbrio entre o solo e o meio, limitando o seu uso (BENÍCIO et al., 2015).

A qualidade de um solo pode ser avaliada através de suas propriedades químicas físicas e biológicas, as quais são afetadas diretamente pelo manejo empregado. Alterações nas propriedades físicas de um solo manifestam-se de diversas formas, e influenciam diretamente no desenvolvimento das plantas. Desta maneira um solo submetido ao cultivo de espécies de interesse agronômico perde sua estrutura original, através da quebra dos agregados em estruturas menores, isso implica na redução do volume de poros e aumento da densidade (BENÍCIO et al., 2015).

Os atributos físicos do solo são bons indicadores de sua qualidade e permitem o monitoramento de áreas que sofreram algum tipo de interferência, determinando o melhor uso daquele que provoca menor degradação. Entre esses atributos, destacam-se a densidade do solo, condutividade hidráulica e a porosidade total do solo (MARTINS et al., 2010).

Segundo Martins et al., (2010) o conhecimento dos atributos físicos do solo é um importante indicativo das condições de manejo do solo, pois esta propriedade reflete o arranjamento das partículas do solo, que por sua vez define as características do sistema poroso. E o estudo das transformações que ocorrem no solo, resultantes do uso e manejo, é de grande valia na escolha do sistema mais adequado para que se recupere a potencialidade do solo. Tendo em vista que o aumento excessivo da Ds acarreta diminuição do volume total de poros, redução da permeabilidade e da infiltração de água, quebra dos agregados e aumento da resistência mecânica à penetração, o que ocasiona prejuízo à qualidade física do solo.

O trânsito de máquinas e equipamentos e o pisoteio dos animais são reconhecidamente impactantes sobre a estrutura do solo, influenciando direta ou indiretamente a dinâmica da água no solo e a erosão, dentre outros. Por outro lado, atributos do solo, como densidade, macro e microporosidade têm sido comumente usados para indicar o estado da sua estrutura, mostrando restrições ou favorecimento ao desenvolvimento das plantas (FARNEZI et al., 2015). Os sucessivos problemas acerca da conservação do solo levam os pesquisadores da área à contínuos estudos de técnicas de manejo a fim de se evitar a degradação física do solo por processos de compactação e perdas de solo.

A utilização dos diferentes sistemas de manejo ou uso do solo proporciona principalmente alterações na estrutura do solo. Em longo prazo, tal aspecto pode estar associado à formação de camadas compactadas. A compactação pode elevar à densidade e reduzir o volume de poros no solo, o que resultariam em aumento da erosão, perda na condutividade hidráulica e redução do alongamento radicular das plantas. Comparações entre sistemas de manejo e uso do solo têm sido abordadas na literatura e demonstram alterações nos atributos físicos do solo ocasionados pelas diferentes formas de cultivo (FARNEZI et al., 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (227.9 Kb)   docx (82.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com