TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diário de Campo Acompanhamento Social

Por:   •  22/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Diário de Campo

 

Data: 17/04/2019

Atividade: Acompanhamento Social

Objetivo da atividade: Conhecer a realidade social do acolhido, com o objetivo de orientar a familiar em relação aos direitos ( Observação participativa)

 

Relato: Acompanhei o acolhimento de um usuário de 14 anos com problemas Neurológicos e epilético. Cujo o pai de 42 anos o levou ao abrigo, acompanhado da tia do acolhido de 55 anos. Relataram que o acolhido morava com a mãe de 51 anos e passou a morar com o pai há um mês, após o falecimento da mãe do acolhido. Cujo mesmo relatou não ter condições de trabalhar e também não tem tempo. A tia informou que também trabalhar fora e não está bem de saúde, para cuidar do acolhido. O Pai nos relatou que a familiar da mãe do acolhido sempre se manteve presente  no convívio em relação a ele, porem após o falecimento da mãe, o pai passou a ser o único responsável pelo filho.

 Síntese reflexiva: Conforme a Lei Federal n 8069/1990[2] (ECA)Art.101,VII. O acolhimento institucional é uma das medidas de proteção e aplicável a criança e adolescentes sempre que os direitos reconhecidos forem ameaçados ou violados. A assistente social fez o acolhimento do usuário, mantendo claro a necessidade do vinculo familiar e que o acolhimento é feito de forma provisória, até o pai do acolhido se restabelecer para poder. Informando ao pai que em caso de total impossibilidade de reintegração familiar ou mesmo de reintegração em família extensa, deve-se a destituição do poder familiar, buscando colocar o acolhido em familiar substituta, ou adoção do acolhido (ECA) Lei 8069 de 13 de julho de 1990. Convivência familiar e comunitária, segurança, trabalho, lazer, respeito etc. Devem ser disciplinados  a luz das obrigações. (familiar, sociedade e Estado) (Paula,MORTARI,1997 pag.131).

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com