TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doação De Sangue

Trabalho Escolar: Doação De Sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  1.457 Visualizações

Página 1 de 4

Essa intervenção abordará o tema: Importância da doação de sangue aos universitários de uma faculdade particular em Barreiras-Ba, o qual segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doação de sangue é de grande importância para a saúde pública e preconiza que 3 a 5% da população são doadores adequados para atender às necessidades de sangue solicitadas pelas unidades hospitalares (SPADA; et al., 2006).

Os autores supracitados acrescentam também, que O Ministério da Saúde regulamenta o uso de sangue visando à proteção da saúde, tanto do doador como do receptor, e toda manipulação deve obedecer às normas de biossegurança como lavagem das mãos e uso de equipamentos de proteção individual, pois não se trata de um procedimento isento de riscos, pode sim causar sequelas irreversíveis e até mesmo levar a morte.

Sabe-se que o sangue é um tecido também conjuntivo, porém, líquido sua função é transportar substâncias no interior do organismo através das hemácias que transportam os gases respiratórios e pelo o plasma que é sua substância fundamental além, de proteger o organismo contra agentes infecciosos e corpos estranhos que penetram no nosso corpo.

A perda de grande volume de sangue compromete seriamente as funções de vários órgãos e pode levar uma pessoa rapidamente a morte. Em muitas situações, portanto, uma simples transfusão de sangue pode ser a diferença entre a vida e a morte. Ainda assim, até hoje não existe nenhum substituto para o sangue, portanto o doador é a única fonte de sangue para quem necessita de seus hemocomponentes ou hemoderivados.

Apesar dos avanços da ciência com a realização de várias descobertas envolvendo a área da saúde, não foi ainda possível encontrar um substituto para ter a mesmo efeito que o sangue na realização da transfusão. As transfusões são realizadas para aumentar a capacidade do sangue, transportar oxigênio, restaurar o volume sanguíneo do organismo, melhorar a imunidade ou para corrigir distúrbios da coagulação (MOURA, et al., 2006).

Os autores citados anteriormente relatam ainda, que historicamente a doação de sangue é acompanhada por mitos e tabus, sendo resultado de uma época em que a qualificação técnica-científica era incipiente. Atualmente, graças aos avanços nos serviços de hemoterapia pode-se, oferecer serviços seguros e confiáveis, baseados em conhecimentos técnico-científicos de ponta. Mas no Brasil, mesmo com vários canais de informação o tema ainda é cercado por mitos e conceitos equivocados em relação à doação de sangue.

Segundo o Ministério da Saúde (2007), a população brasileira necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue e somente 1,7% são doadores, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 3 a 5% da população. Acredita-se que este índice esteja relacionado aos muitos mitos e tabus que ainda circula na sociedade, e da falta de informação da importância da doação de sangue e também e de credibilidades nos serviços de saúde que são oferecidos pelos hemocentros (LUDWIG e RODRIGUES, 2005).

1.1 DIAGNÓSTICO SITUACIONAL

Com base em nossas observações durante o período de estágio até a presente data, foi compreendido que o número de doadores é bastante reduzido na UNISANG, no entanto, é de extrema importância o abastecimento sanguíneo no hemocentro.

1.2 JUSTIFICATIVA

Desde o século passado, a terapia transfunsional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com