TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Causadas Pelo Ar

Trabalho Escolar: Doenças Causadas Pelo Ar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  1.971 Visualizações

Página 1 de 5

Doenças transmitidas pelo ar

O ar é muito importante para os seres vivos. Nele está o gás oxigênio, que é fundamental para a vida das pessoas e animais. Porém, traz consigo partículas de poeira, gases tóxicos e muitas doenças.

Ambientes mal circulados e a falta de higiene das pessoas são os principais agentes transmissores das doenças presentes no ar.

As bactérias podem transmitir doenças através do ar, como a tuberculose e a meningite. Há também a pneumonia, difteria e coqueluche.

As doenças causadas por vírus são as viroses. São evitadas, geralmente, com vacinas e através da boa alimentação. Podem ser: gripe, caxumba, poliomielite e o sarampo.

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre essas doenças.

Tuberculose

É provocada pelo bacilo de Koch, que ataca o ser humano e também outros animais. É contagiosa e pode se manifestar em vários órgãos do corpo. A mais comum é a tuberculose pulmonar. O bacilo passa de pessoa para pessoa através da tosse, que vai para o ar e contamina outra pessoa. Ou também pelo contato com roupas, talheres e outros objetos contaminados, por isso a pessoa infectada deve usar tudo separado e bem esterilizado.

Seus sintomas só são percebidos meses depois da instalação da bactéria no organismo. É muito confundido com mal-estar. Ou um simples resfriado. Com o avanço da doença, iniciam-se as tosses com catarro, febre, palidez, falta de apetite, emagrecimento e consequentemente fraqueza geral.

Se não for tratada, pode causar lesões nos pulmões (no caso da tuberculose pulmonar) até a sua completa destruição.

Esta doença pode ser curada. Por meio de radiografias, é possível detectar a doença.

A prevenção é feita através da vacina BCG.

Meningite meningocócica

É uma doença que ataca as meninges, que são membranas que protegem o sistema nervoso central. É causado pela bactéria Neisseria meningitidis. Seus sintomas são dor de cabeça muito forte, febre, vômitos e dor na nuca.

Deve ser combatida logo no seu estágio inicial.

A pessoa que contai esta doença deve ficar isolada e hospitalizada porque pode ser transmitida pelo ar para outras pessoas. O contágio se dá pelas vias respiratórias. A prevenção é feita por meio de vacinas.

Pneumonia:

É uma doença temida, que resulta de gripes e doenças antecessores mal curadas. A Pneumonia ataca o pulmão, enchendo os brônquios com pus e causando falta de ar e desconforto.

Seus sintomas são febre alta, catarro com coloração escurecida.

A prevenção é simples, dieta saudável e vacina.

Coqueluche:

A Coqueluche é uma doença que foi controlada, mais voltou em grande número de casos.

Seus sintomas são: vômito, dor, falta de ar, sufocamento e grande prolongamento da tosse como antigamente era chamada "Tosse comprida".

Ela pode ser prevenida com vacina e também com distância dos contagiados, e é bem comum em pequenas crianças.

Gripe

É a virose mais comum. É contagiosa e provoca distúrbios no aparelho respiratório. Causam febre, mal-estar, dores de cabeça e nas costas. Se não for bem curada pode causar outras doenças mais graves como a pneumonia e a tuberculose.

Para combater a doença, devemos:

- repousar;

- beber líquidos e sucos com vitamina C para reforçar as defesas do corpo;

- usar lenço ao tossir ou espirrar para não contaminar outras pessoas.

Gripe H1N1

Hoje em dia, temos ouvido muito em rádios, na televisão, em sites o assunto da Gripe A, ou H1N1 que levantou em surto.

Esta doença é contagiosa, e têm sintomas semelhantes ao da gripe normal: febre repentina de 38 e 39 graus, dor na garganta, articulações ósseas, tosse e coriza.

O infectado deve ser tratado logo que o vírus seja detectado, além de receber cuidados especiais e isolamento durante algum tempo.

Podemos prevenir a H1N1 por vacinas, hábitos simples de higiene como lavar bem as mãos, evitar locais aglomerados e fechados, onde há grande abundância de vírus e bactérias.

Poliomielite:

A Poliomielite pode ser prevenida com vacinação, em alguns países que não possuem acesso a vacina ou não possuem muitas informações, como no continente africano e no país indiano.

Essa doença causa a paralisia dos membros inferiores, e é muito conhecida como Paralisia infantil.

Sarampo e Rubéola:

São doenças que são conhecidas. Causam manchas avermelhadas na pele e também febre.

Elas podem ser prevenidas com vacina.

Em gestantes, a Rubéola pode causar deficiências no feto e as mais comuns são: falta de membros, nascença sem cérebro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com