TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dureza Da água

Artigo: Dureza Da água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

A titulometria de complexação é uma técnica de análise na qual há a formação de um complexo colorido entre o analito e o titulante, indicando o ponto final da titulação (JEFFERY et al., 1989).

A utilização do EDTA como agente complexante iniciou-se logo após o fim da 2ª Guerra Mundial. Tal composto forma complexos estáveis de estequiometria 1:1 com um grande número de íons metálicos em solução aquosa. O EDTA pode ser obtido com alta pureza, na forma do acido propriamente dito ou na forma do sal dissódico dihidratado. As duas formas possuem alto peso molecular, mas o sal dissódico tem a vantagem de ser mais facilmente solúvel em água (BACCAN et al.,1979).

O processo básico que ocorre durante uma titulação com EDTA, empregando Ériocromo T como indicador, pode ser descrito pelos seguintes eventos: uma pequena quantidade do indicador é adicionada à solução do íon metálico, de tal modo que apenas uma pequena parte do metal se combina com o indicador produzindo o complexo que dará a cor vermelho-vinho à solução. Na medida em que a solução de EDTA é adicionada, esse agente complexante se combina com os íons metálicos livres em solução. Quando todo íon metálico livre estiver complexado, uma gota a mais da solução de EDTA deslocará o metal que se encontra complexado com indicador, provocando o aparecimento da coloração azul do indicador livre, que assinala o ponto final da titulação. (BACCAN et al.,1979).

Vários métodos gravimétricos, tradicionalmente utilizados na análise de muitos íons metálicos já foram substituídos por titulações com EDTA. Algumas aplicações importantes deste método, em termos do número de análises realizadas, são as determinações de dureza da água, de cálcio em leite e de cálcio e magnésio em calcário (BACCAN et al., 1979).

A dureza da água é caracterizada pela presença de sais alcalinos terrosos, como o Cálcio e o Magnésio, e demonstra a qualidade da água em termos de concentração de íons, pois o limite máximo de CaCO3 para a água ser considerada potável é de 500 mg/L. Uma amostra é considerada mole se a concentração for menor que 50 mg/L, moderadamente dura com concentração entre 50 e 150 mg/L, dura com concentração entre 150 e 300 mg/L e muito dura com concentração superior a 300 mg/L. O interessante é que a água seja considerada mole, pois caso seja dura, possui sabor desagradável, efeito laxativo e provoca incrustações em tubulações e caldeiras.

A Companhia Águas de Joinville realiza o monitoramento da qualidade da água em todos os bairros do município de Joinville. Segundo dados do boletim de análises semestral, a dureza de uma amostra de água coletada da ETA Cubatão, estação de tratamento que abastece o campus universitário de Joinville, mostrou resultado analítico da dureza total da amostra coletada igual a 18mg/L. A análise foi realizada no mês de abril de 2014.

Através da titulometria de complexação com a formação do complexo metálico e a consequente visualização do ponto final da titulação, é possível determinar a dureza da água ao calcular-se a massa do CaCO3 por litro de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com