TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED 4 Atividade Discursiva 2

Monografias: ED 4 Atividade Discursiva 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo Dirigido: 4 / Biodiversidade e Ecologia

Habilidade: Raciocinar de forma crítica e analítica

Professora: Ma. Alessandra Bittencourt Crestani Rodrigues

Caro(a) aluno(a),

Esta atividade discursiva vale 25% de sua frequência no ED4 / Biodiversidade e Ecologia. Antes de respondê-la, leia o Texto Teórico e o texto complementar anexos a esta atividade.

Observações:

1) O registro e o controle das frequências são feitos automaticamente pelo Portal Universitário - P.U. Dessa forma, a frequência do aluno somente será registrada por meio da publicação correta da atividade. Ao concluir esta atividade, não se esqueça de salvá-la e publicá-la.

2) Caso você não conclua a atividade de uma só vez, você poderá salvá-la e publicá-la apenas quando concluí-la. Você também poderá fazer o texto em outro local e copiá-lo apenas quando for publicá-lo.

3) O Manual do Aluno/NED traz informações importantes, como estrutura pedagógica dos Estudos Dirigidos, dinâmicas das atividades, processo de avaliação, frequência, calendário escolar, entre outras. Leia-o com atenção e consulte-o sempre que tiver alguma dúvida.

Boa Atividade!

QUESTÃO 1

Habilidades a serem desenvolvidas

Operatória(s):

- Capacidade de inferir e interpretar;

- Capacidade de argumentar.

Específica(s):

- Identificar em textos verbais e não verbais as marcas de valores e intenções que expressam interesses políticos, ideológicos e econômicos;

- Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político etc.);

- Expressar opinião, fundamentada em argumentos lógicos, a respeito de problemas sociais.

DADOS DA QUESTÃO

De acordo com Galvão Júnior (2009), “O acesso aos serviços de saneamento básico é condição necessária à dignidade da pessoa humana e, particularmente, à sua sobrevivência. A participação do indivíduo na atividade econômica e social depende de uma vida saudável. Para tanto, é fundamental o acesso ao saneamento básico, assim como à moradia, à saúde e à educação”.

Um dos princípios da Lei nº. 11.445/2007 é a universalização dos serviços de saneamento básico, para que todos tenham acesso ao abastecimento de água de qualidade e em quantidade suficientes às suas necessidades, à coleta e tratamento adequado do esgoto e do lixo, e ao manejo correto das águas das chuvas.

Analise as informações apresentadas e elabore um parágrafo argumentativo coerente, posicionando-se com relação à universalização do acesso aos serviços de saneamento básico no Brasil.

QUESTÃO 2

Habilidades a serem desenvolvidas

Operatória(s):

-Capacidade de tomar decisões e apontar soluções para problemas.

Específica(s):

-Usar o raciocínio crítico e o conhecimento armazenado para apontar soluções aos problemas de ordem social.

DADOS DA QUESTÃO

Leia o texto abaixo:

A Educação Ambiental visa fomentar a mobilização e participação dos diversos agentes sociais presentes, no sentido resolver os problemas sanitários e ambientais vivenciados cotidianamente pelo conjunto da população.

A Educação Ambiental pode ser vista como um processo de transformação do sujeito, que ao transformar-se, modifica seu entorno e vice-versa. A transformação dos sistemas sociais só é possível mediante a transformação dos seres humanos que os configuram.

Os serviços de saneamento estão relacionados de forma indissociável à promoção da qualidade de vida, bem como ao processo de proteção dos ambientes naturais, em especial dos recursos hídricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com