TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DOS GASES

Monografias: ESTUDO DOS GASES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  6.851 Palavras (28 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 28

ESCOLA ESTADUAL “PADRE PEDRO THYSEN”

2º ANO DO ENSINO MÉDIO – 2º B

ESTUDO DOS GASES

PIEDADE DOS GERAIS

SETEMBRO DE 2011

ESCOLA ESTADUAL “PADRE PEDRO THYSEN”

2º ANO DO ENSINO MÉDIO – 2º B

ESTUDO DOS GASES

ALUNOS: ADEMIR LUCAS XAVIER

ALINE STÊFANE DE REZENDE

CAMILA EVANGELISTA SILVA

EDUARDO CANDIDO PINTO

EVELIN

IOLANDA MORAIS DE OLIVEIRA

PAULO

TATIANA RESENDE DIAS

TATIANE APARECIDA DA SILVA CUNHA

Trabalho apresentado para avalia¬ção na disciplina de Química, do curso do 2º ano do Ensino Médio, turno da noite, da Escola Estadual “Padre Pedro Thysen”, ministrado pelo Professor Marcílio Pereira de Mello.

PIEDADE DOS GERAIS

SETEMBRO DE 2011

sumario

INTRODUÇÃO

O estado gasoso tem grande importância teórica e prática. Na prática, os gases são importantes na vida dos vegetais e dos animais (afinal, respiramos), assim como em indústrias e transportes.

O gás natural é um ótimo combustível e mais “limpo” que o carvão ou o petróleo. O gás oxigênio, além de seu uso hospitalar, é usado na siderurgia, nos maçaricos de cortar e soldar metais etc.

No entanto, resumimos, que do ponto de vista teórico, podemos dizer que o entendimento do papel dos gases foi muito importante para a compreensão das reações químicas.

INTRODUCTION

The gaseous state has great theoretical and practical importance. In practice, the gases are important in the lives of plants and animals (after all, we breathe), as well as industry and transport.

Natural gas is a great fuel and "cleaner" than coal or oil. The oxygen gas, and hospital use, is used in metallurgy, in cutting torches and soldering etc.

However, we summarize that the theoretical point of view we can say that understanding the role of gas was very important for the understanding of chemical reactions.

ESTUDO DOS GASES

1. INTRODUÇÃO

O conhecimento dos gases e de suas propriedades é de grande importância na Química, uma vez que os gases estão sempre em nosso dia-a-dia. De fato, o ar que respiramos é indispensável à nossa vida, como também à vida de todos os animais e vegetais (vivemos imersos na atmosfera terrestre). Vários elementos químicos im-portantes estão presentes em substâncias gasosas, em condições ambientes: H2, N2, O2, F2, Cℓ2 e os gases nobres. Muitos compostos químicos importantes também são gasosos: CO2, CO, NO, NO2, N2O, NH3, SO2, H2S, HCℓ, CH4 etc.

2. O ESTADO GASOSO

É sempre importante relembrar que:

• Os gases têm massa, como mostramos na figura abaixo:

• Os gases sempre tendem a ocupar todo o volume do recipiente que os con¬tém (grande expansibilidade);

• Os gases são muito menos densos do que os sólidos e os líquidos (isto é, em igualdade de massa, ocupam um volume muito maior);

• Os gases sempre se misturam entre si (grande difusibilidade);

• Os volumes dos gases variam muito com a pressão (grande compressibili¬dade) e com a temperatura (grande dilatabilidade).

Quando estudamos um gás, devemos considerar as seguintes grandezas fun-damentais: a massa, o volume, a pressão e a temperatura. As influências da pressão e da temperatura são tão grandes que realmente só tem sentido mencio-narmos o volume de um gás fornecendo também sua pressão e sua temperatura.

3. O VOLUME DOS GASES

De maneira simplificada podemos dizer que o volume de um gás coincide com o próprio volume do recipiente que o contém.

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade padrão de volume é o metro cúbico (m3), definido como o volume de um cubo cuja aresta tem 1 m de comprimento. No estudo dos gases, os volumes são também medidos em li¬tros (L), em mililitros (mL), em centímetros cúbicos (cm3) etc. É bom relem¬brar que:

1 m3 = 1.000 L = 1.000.000 mL (cm3)

1 L = 1.000 mL = 1.000 cm3

1 mL = 1 cm3

4. A PRESSÃO DOS GASES

P =

Em Física, define-se pressão como o quociente entre uma força (que pode ser o peso) e a área da superfície onde a força está aplicada. Matematicamente, temos:

De certo modo, isso equivale a dividir a força em “forças menores”, iguais en¬tre si e distribuídas em cada unidade de área.

No caso dos gases, a pressão resulta dos choques de suas partículas contra as paredes do recipiente que os contêm.

Não confunda força (nem peso) com pressão. Lembre-se dos seguintes exemplos:

• Uma faca afiada corta melhor do que uma faca “cega”, pois, afiando-se a faca diminui a área de atuação da força, resultando num aumento da pressão sobre o objeto a ser cortado;

• Deitar no chão faz doer as costas, pois o nosso corpo fica apoiado sobre al¬guns poucos pontos; sobre um colchão macio, porém, o peso de nosso corpo se distribui por uma área maior, conseguindo-se assim uma pressão menor;

• Um faquir não se fere na cama de pregos, pois seu peso se distribui pelas pontas dos pregos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com