TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETA Brumadinho

Dissertações: ETA Brumadinho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Tratamento de Água se define como um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável.

Os benefícios do abastecimento e tratamento da água potável são inúmeros para toda a população, como por exemplo: Controlar e prevenir doenças, prática de hábitos higiênicos, melhorar as condições de vida das pessoas, propicia a instalação de indústrias, propicia a recreação e entre outros.

A COPASA é uma grande empresa que possui um dos sistemas de tratamento de água mais rigorosos em seu controle de qualidade. Realizando análises que são capazes de detectar qualquer odor, cor, sabor, substância química e microorganismos presentes que são capazes de causar prejuízos à saúde do consumidor.

O tratamento da água envolve diversos processos, no Sistema Rio Manso a água é captada no Ribeirão Águas Claras e tratada em uma estação do tipo convencional, onde passa pelos processos de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, correção de pH e fluoretação. O sistema tem capacidade máxima de produção de 8,6 milhões de litros de água por dia. A população atendida é de 22.151 habitantes, a água chega aos imóveis por 51.584 metros de redes de distribuição.

A construção de um sistema completo de abastecimento de água requer muitos estudos e profissionais capacitados para a execução do projeto, para iniciar a construção é preciso definir: A população a ser abastecida; a taxa de crescimento da cidade e as necessidades industriais. Com base nessas informações, o sistema é projetado para servir à comunidade, durante muitos anos, com a quantidade suficiente de água tratada (COPASA, 2014).

OBJETIVO

• Conhecer as operações unitárias do processo de tratamento de água feito pela COPASA;

• Descrever o Sistema Rio Manso, conhecido com ETA de Brumadinho.

TRATAMENTO DE ÁGUA

Um sistema convencional de abastecimento de água é constituído das seguintes unidades: Captação, adubação, estação de tratamento, reservação, redes de distribuição e ligações domiciliares.

• Captação: procurar um manancial com vazão capaz de proporcionar perfeito abastecimento à comunidade, além de ser de grande importância a localização da fonte, a topografia da região e a presença de possíveis focos de contaminação. Podendo ser uma captação superficial ou subterrânea.

• Estação de tratamento: Composto por algumas fases:

1 – Oxidação - Esta etapa consiste na oxidação do ferro e manganês solúvel que se apresentam dissolvidos na água bruta. Para isso, aplica-se cloro ou um produto similar, pois eles tornam aqueles metais insolúveis na água, permitindo, assim, que sejam removidos nas outras etapas de tratamento.

2 - Coagulação - Consiste na aplicação de produtos, como o sulfato de alumínio ou cloreto férrico, que têm como função básica agrupar as partículas de sujeira em suspensão na água bruta, formando pequenos coágulos. Em algumas circunstâncias, também é necessário corrigir o pH da água nesta etapa do tratamento, com a aplicação de cal.

3 - Floculação - É a formação de flocos de sujeira, a partir da movimentação da água em tanques específicos, dentro da ETA, que misturam os coágulos, tornando-os maiores e mais pesados.

4 - Decantação - Nesta etapa, os flocos formados na etapa de floculação, pela ação da força da gravidade, acumulam-se no fundo dos tanques, separando-se da água.

5 – Flotação com ar dissolvido - os flocos formados anteriormente separam-se da água e flotam, sendo recolhidos por calhas coletoras. A água sem os flocos vai para os filtros.

6 - Filtração - Pode ser que a água chegue a esta etapa do processo de tratamento contendo ainda alguma sujeira. Por isso, e por segurança do produto, ela passa também por filtros especiais para eliminação das impurezas restantes.

7 - Desinfecção - A água já está limpa quando chega a esta etapa. Então, ela recebe adição de cloro, que elimina os germes nocivos à saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios domiciliares.

8 - Correção de pH - Depois que a água já passou pelas principais etapas do tratamento dentro da ETA, ela recebe, então, a adição de cal para corrigir seu pH.

9 - Fluoretação - Com a água já limpa, nesta etapa ela recebe a aplicação de uma dosagem de um composto de flúor,.em atendimento à Portaria do Ministério da Saúde. Reduz a incidência da cárie dentária, especialmente no período de formação dos dentes, que vai da gestação até a idade de 15 anos.

• Reservação: Depois de tratada nas ETAs, a água é armazenada em reservatórios, que podem ser subterrâneos, apoiados ou elevados, dependendo da sua posição em relação ao solo. Os reservatórios são importantes para manter a regularidade do abastecimento, mesmo quando é necessário paralisar a produção para manutenção em qualquer uma das unidades do sistema. Também são utilizados para atender as demandas extraordinárias que podem ocorrer nos períodos de calor intenso.

• Redes de distribuição: Para chegar às casas, a água passa por vários canos enterrados sob a pavimentação das ruas da cidade. Essas canalizações são chamadas redes de distribuição. Para que uma rede de distribuição possa funcionar perfeitamente, é necessário haver pressão satisfatória em todos os seus pontos.

• Ligações domiciliares: A ligação domiciliar é uma instalação que une a rede de distribuição à rede interna de cada residência, loja ou indústria, fazendo a água chegar às torneiras. Para controlar, medir e registrar a quantidade de água consumida em cada imóvel instala-se um hidrômetro junto à ligação.

Para que tenhamos certeza de que estamos recebendo água potável, a COPASA faz diversas análises, considerando quatro aspectos:

1. Físico: verificam-se a cor, o cheiro e o sabor da água, além da sua turbidez, ou seja, alterações na sua transparência devido a resíduos não eliminados.

2. Químico: verifica-se a presença de materiais orgânicos ou inorgânicos que afetam a saúde das pessoas.

3. Bacteriológico: verifica-se a existência de coliformes totais e fecais, dentre outros microorganismos, indicativos da possibilidade da presença de outros microorganismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com