TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA GERAL

Artigos Científicos: ETICA GERAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE

1) Leia o material, letras da música “É preciso saber viver” e apresente sua opinião sobre a importância da vida em sociedade e profissional. (Artigo disponível em Material de aula>arquivo)

Saber viver é desfrutar tudo aquilo que a vida nos oferece, sem prejudicar os outros, é ter atitude, acreditar em um amanhã melhor que hoje. A nossa vida é feita de escolhas, e somente nos poderemos traçar o rumo que daremos a nossa vida, podendo escolher entre o bem e o mal. Os obstáculos surgirão, mas é preciso passar por eles para alcançar cada um de nossos objetivos, vivendo um dia de cada vez, aprendendo com as lições que cada um nos trará, levantando com cada tombo, a aprendizagem é constante, e vivendo de forma ética, iremos edificando nosso caráter e conquistando nosso espaço na sociedade.

2) Defina em sua opinião o que é ética e moral com base na aula.

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que orientam a conduta de cada pessoa na sociedade, permitindo para que haja equilíbrio e bom funcionamento social, é agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É uma ciência, pois tem objeto próprio, leis e método próprio. o termo ética como sendo um ramo da filosofia que lida com o que é bom ou mau, certo ou errado. Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.

Fonte (MAERIAL DE AULA)

Aula 02

ATIVIDADE

Escreva entre 5 a 10 linhas por questão.

a) Se for convocado para uma guerra, para defender seu país, estaria procedendo mal ao matar seres humanos, ainda que, naquela situação, eles seriam considerados “os inimigos”?

Resposta: Existem situações e situações, que definem cada momento se é correto ou não a nossa forma de agir. Em minha opinião eles seriam considerados sim meus inimigos, porque se estou numa guerra, estou defendendo meu País, minha família e amigos. Isso é uma questão se sobrevivência se estamos numa guerra o objetivo é matar para não morrer, esse instinto conta muito mais na tomada de decisão, na minha opinião é considerado como legitima defesa, não algo que possa ser considerado mal.

b) Escreva entre 5 a 15 linhas.

“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta. Os problemas da ética nos aparecem todo dia. Vejamos um exemplo: Subornar um empregado de uma empresa é apenas um problema ético, apenas econômico ou tem os dois aspectos?” (VALLS, 1994). (Justifique suas respostas, fundamente se for preciso, faça citações ou referências, conforme o caso.)

Este problema apresenta os dois aspectos: O econômico do ponto de vista do funcionário, e o ético da parte que está praticando o suborno. Partindo do princípio de que o suborno está partindo de alguém com o poder aquisitivo maior do que daquele que está sendo subornado, e que talvez, para quem a ética é algo totalmente ilusório e inútil.

c) Estudo de caso: Leia a história da cena 1 e apresente seu julgamento ético e moral sobre o caso. Opinião

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com