TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Ensaios: EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 3

EVOLUÇÃO DE FORMAS DE ESCRITURAÇÃO DO SISTEMA DE CONTABILIDADE

Resumo

O artigo apresentado busca evidenciar que o caminho percorrido pelo homem na coleta, na interpretação, no registro e no controle dos fatos econômico-financeiros de uma empresa comercial, industrial ou pública foi longo e a sua evolução está associada ao progresso da humanidade. A pesquisa histórica permite identificar, resgatar e analisar marcos relevantes da evolução da contabilidade.

Introdução

A contabilidade é uma ciência vasta e complexa, constituindo-se de elementos próprios não encontrados em nenhuma outra ciência e utiliza-se largamente das fontes do direito, da matemática e da economia.

Assim, o campo de aplicação da contabilidade, para os estudiosos abrange todas as entidades econômico-administrativas. Essas, por sua vez, são organizações que reúnem os seguintes elementos: pessoas, patrimônio, titular, capital, ação administrava e fim determinado. Então, a contabilidade tem como um de seus principais objetivos prestarem informações úteis, correta, concisas sobre as entidades para seus diversos usuários.

1. Primeiro período ou período antigo

A História Antiga ou a Contabilidade Empírica teve seu início com as primeiras civilizações cerca de 8.000 anos atrás até 1202 da Era Cristã.

Melis (1950, p. 3) destacou que “a contabilidade e sua principal e mais característica manifestação – a conta – é tão antiga quanto a civilização construída pelos homens.”

Assim, a história da Contabilidade é, em certo ponto, uma conseqüência da história da civilização, de suas vicissitudes às mais altas manifestações, sobretudo no campo econômico.

Algumas tabuletas de Fara têm como objeto de escrita os cereais e alguns outros diversos elementos. Entre as quais se dedicam aos vários objetos encontrados há as que se referem a animais de carga destinados também ao cultivo da terra, divisão de terras alugadas, contas de pagamentos, contas dos inventários dos animais, entre outros. Tais tabuletas, a fim de evitar adulterações, já tinham o “selo de sigilo” do templo, alcançando-se desta forma, mais uma fase de evolução no controle e mais um progresso nas administrações. (SÁ, 1995, p. 237-238).

Ur, cidade localizada na Caldéia, onde viveu Abraão, personagem bíblico citado no livro Gênesis, foram encontrados, em escavações, registros de contas referentes à mão de obra e materiais. Esses registros estavam em documentos contábeis importantes como tabelas de escrita cuneiformes, onde naquela época o homem já considerava de suma importância apurar custos diretos dos bens ou serviços.

Já Schmidt (2002, p. 12) acredita que a Contabilidade se manifestou antes do homem desenvolver a civilidade. Assim como o homem progrediu a Contabilidade também progrediu.

Em relatos históricos isso mostra que os povos da época utilizavam pedras e tábuas ou fichas de barro de vários formatos para registrar as transações efetuadas e também como instrumentos de controle da produção, dos bens, do haver e do dever das pessoas, das transações comerciais e porque não dizer uma forma de registro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com