TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERIMENTO: NÚMERO DE REYNOLDS

Trabalho Universitário: EXPERIMENTO: NÚMERO DE REYNOLDS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 3

1. EXPERIMENTO NÚMERO DE REYNOLDS

1.1 INTRODUÇÃO

A experiência de Reynolds (1883) demonstrou a existência de dois tipos de escoamentos, o escoamento laminar e o escoamento turbulento. O experimento teve como objetivo a visualização do padrão de escoamento de água através de um tubo de vidro.

2. OBJETIVO

Esta prática tem por objetivo visualizar os regimes de escoamento em laboratório, identificando e tomando nota das características, velocidade, vazão e tempo para calcular o número de Reynolds.

3. MATERIAL UTILIZADO

Tanque de reservatório maior conectado a um tanque de reservatório menor por tubulações, sendo que em acrílico transparente com conexão de válvula injetora de tinta reagente para melhor observação do experimento, com válvula reguladora de vazão de ½ in de diâmetro, além de cronômetro, termômetro, proveta graduada de 500ml e béquer graduado de 600ml.

3.1 PROCEDIMENTO

Inicialmente verificou-se a temperatura da água, em seguida liberou-se o fluido (água) do reservatório maior para o menor através da abertura da válvula, com uma vazão que mantinha o fluido num sistema de escoamento laminar, podendo ser observado visualmente pela tinta reagente liberada junto com a água , notou-se facilmente a formação de um filete reto e contínuo no meio da água, formado no tubo de ligação entre os dois reservatórios.

Reynolds, com seu experimento, provou a existência de três tipos de escoamento, o laminar, transição e turbulento, porém, nesta análise daremos enfoque aos dois regimes realizados em laboratório, o laminar e o turbulento.

No primeiro experimento foi analisado o regime de escoamento laminar, que é o menos comum em lâminas individualizadas, sem trocas de massa entre as mesmas. Além disso, Reynolds determinou valores adimensionais para definir se o escoamento é laminar ou turbulento, pela seguinte fórmula:

sendo

• - velocidade média do fluido

• - longitude característica do fluxo, o diâmetro para o fluxo no tubo

• - viscosidade dinâmica do fluido

• - massa específica do fluido

3.2 FORMULÁRIO

Re = ρ.v.D / µ

A= πxD^2/4

Q=V/A

A= QxV

3.2 Dados do experimento

Diâmetro dos tubos=0,0127m

Área total=0,000127

Volume Médio1=400ml

Volume Médio 2=385ml

Tempo Médio 1=112,5s

Tempo Médio 2=11s

Nº REYNOLDS REGIME DE ESCOAMENTO

Até 2000 Laminar

De 2000 a 2400 Transição

Acima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com