TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia Aplicada à Poluição

Casos: Ecologia Aplicada à Poluição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

Técnico em Química N9

Disciplina: Controle Ambiental 2

Docente: Maria Tereza

Ecologia Aplicada à Poluição

29 de Agosto de 2014

Catalão - Goiás

Ecologia Aplicada à Poluição

Ecologia é a ciência que estuda a relação que existe entre os organismos e seu ambiente, a palavra se origina do grego ‘oikos’, que significa casa, e adicionada ao termo “logos”, que por sua vez significa estudo. Juntando as duas significações temos ‘estudo da casa’. Simplificando seu entendimento, Ecologia é o estudo do lugar. O termo foi utilizado pela primeira vez na história da humanidade com um cientista da alemão chamado Ernst Haeckek, que utilizou o termo para mencionar o estudo da interação entre o ambiente e seus seres vivos.

Hoje a ecologia é dividida em diversas formas possíveis. As três mais conhecidas são as Autoecologia, Democologia e a Sinecologia.

Existe outra divisão bem comum dentro dos estudos frente à ciência da Ecologia que é a Ecologia Vegetal e Animal, e ainda a Ecologia Terrestre e Aquática. Através do estudo do meio ambiente é possível verificar todos os processos correlacionados à sobrevivência e reprodução dos seres vivos em que habitam nele.

Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos. Neste sistema em equilíbrio os organismos produzem substâncias que são úteis uns para outros organismos e assim sucessivamente. A poluição vai existir toda vez que resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) produzidos por microorganismos, ou lançados pelo homem na natureza, forem superior à capacidade de absorção do meio ambiente, provocando alterações na sobrevivência das espécies. A poluição pode ser entendida, ainda, como qualquer alteração do equilíbrio ecológico existente. A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está diretamente relacionada com os processos de industrialização e a conseqüente urbanização da humanidade. Esses são os dois fatores contemporâneos que podem explicar claramente os atuais índices de poluição. Os agentes poluentes são os mais variáveis possíveis e são capazes de alterar a água, o solo, o ar, etc. Poluição é, portanto, uma agressão à natureza, ao meio ambiente em que o homem vive. Os efeitos da poluição são hoje tão amplos que já existem inúmeras organizações de defesa do meio ambiente.

Os poluentes podem ser classificados em primários ou secundários. Os primários estão presentes na atmosfera na forma em que são emitidos como resultado de algum processo. Os principais poluentes desta categoria são tanto sólidos, como líquidos e gasosos, ou mesmo radiações. Como por exemplo: partículas finas, partículas grosseiras, compostos de nitrogênio, óxidos de carbono, compostos de enxofre, compostos halogenados, compostos orgânicos, entre outros. Já os poluentes secundários são produzidos na atmosfera pela reação entre dois ou mais poluentes primários, ou pela reação com constituintes normais atmosféricos, com ou sem foto-ativação. Os principais poluentes secundários são, por exemplo, os oxidantes, névoas ácidas etc.

Existem vários tipos de poluição. Podendo ser nas águas, ar, solo etc.

A poluição das águas: a maior parte dos poluentes atmosféricos reage com o vapor de água na atmosfera e volta à superfície sob a forma de chuvas, contaminando, pela absorção do solo, os lençóis subterrâneos. As grandes formas de poluição aquática são através de: esgotos pluviais e escoamento urbano, que acontece pelo escoamento de superfícies impermeáveis incluindo ruas, edifícios e outras áreas pavimentadas para esgotos ou tubos antes de descarregarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com