TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental Unidade I

Artigo: Educação Ambiental Unidade I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  1.673 Visualizações

Página 1 de 6

Questionário Ed. Ambiental -Unid 1

Pergunta 1

0,5 em 0,5 pontos

.

Resposta Selecionada:

d.

... a entender que da decisão de consumo delas depende a proteção da vida no planeta Terra, que elas têm que entender que precisam fazer sua parte.

d.

Resposta Correta:

... a entender que da decisão de consumo delas depende a proteção da vida no planeta Terra, que elas têm que entender que precisam fazer sua parte. Como educadores, devemos nos preocupar em realizar um trabalho de educação ambiental que promova reflexões acerca da problemática do consumismo e que cada um pode e deve contribuir.

Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

Resposta Selecionada:

a.

... há uma preocupação com o “empoderamento” por parte do consumidor ao salientar a importância da formação de hábitos e atitudes ecologicamente corretos.

a.

Resposta Correta:

... há uma preocupação com o “empoderamento” por parte do consumidor ao salientar a importância da formação de hábitos e atitudes ecologicamente corretos. Primeiramente, vamos recordar o significado de empoderamento: é a ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais, com essa consciência ultrapassando a tomada de iniciativa individual de conhecimento e superação de uma determinada realidade e possibilitando a aquisição de uma consciência coletiva necessária para a superação dessa realidade. O empoderamento é, em resumo, o exercício da cidadania no coletivo, isto é, as pessoas se enxergando e agindo como uma coletividade em prol de interesses comuns que beneficiem a sociedade como um todo. Com relação ao papel da educação ambiental crítica, é necessário que ela leve as pessoas/consumidores, em qualquer instância, a examinar atentamente suas escolhas em termos de consumo, salientando a importância da formação de hábitos e atitudes ecologicamente corretos.

Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontos

.

Resposta Selecionada:

a.

Devemos trocar as lentes para ver as mesmas paisagens com olhos diferentes, questionando conceitos e criando espaços para novas aprendizagens.

a.

Resposta Correta:

Devemos trocar as lentes para ver as mesmas paisagens com olhos diferentes, questionando conceitos e criando espaços para novas aprendizagens. Muitas vezes estamos com nosso olhar fixo em determinado ponto, de forma que ficamos impedidos de aprender com o nosso entorno. Devemos ampliar nosso olhar para sermos questionadores e reflexivos.

2/6

Pergunta 4

0,5 em 0,5 pontos

Ao estudarmos os impactos ambientais vimos que são alterações no meio ou em algum de seuscomponentes por determinada ação ou atividade, podendo produzir efeitos positivos e negativos. Qual alternativa abaixo está correta ao se referir aos problemas que o homem enfrenta como consequência dos impactos ambientais?

Resposta Selecionada: a.

Afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população.

Resposta Correta: a.

Afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população.

Os problemas ambientais precisam ser observados de forma integrada, uma vez que as consequências dos impactos ambientais afetam diretamente o homem, não apenas economicamente, mas principalmente sua saúde.

Pergunta 5

0,5 em 0,5 pontos

De acordo com sua leitura do livro-texto, por que é importante conhecer e estudar a história da educação ambiental?

Resposta Selecionada:

c.

Porque, além de auxiliar na conscientização sobre a problemática ambiental e proporcionar um conhecimento global a respeito do assunto, ainda nos faz perceber que é possível a participação popular ativa no que diz respeito às intervenções políticas globais e locais.

c.

Resposta Correta:

Porque, além de auxiliar na conscientização sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com