TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito Estufa

Exames: Efeito Estufa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 6

1. EFEITO ESTUFA

Efeito Estufa é um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente.( ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS)

O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço.( AMARNATUREZA.ORG).

O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que destabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenómeno conhecido como aquecimento global. O IPCC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, estabelecido pelas Organização das Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988) no seu relatório mais recente diz que a maior parte deste aquecimento,observado durante os últimos 50 anos, se deve muito provavelmente a um aumento dos gases do efeito estufa.(IDEM).

O aumento da temperatura do planeta é consequência de ações humanas, especialmente tomadas a partir da Revolução Industrial, no século 18. Ela promoveu um salto tecnológico e o crescimento das civilizações como nunca vistos antes. Impulsionou também uma taxa inédita e perigosa de poluição e degradação da natureza. (GREENPEACE.ORG).

A indústria floresceu baseada na queima de carvão e petróleo, duas fontes de energia encontradas na natureza cujo calor movimenta usinas, indústrias e economias gigantescas, como a dos Estados Unidos, da Europa e da China. Acontece que, com a queima, o carvão e o petróleo liberam no ar volumes gigantescos do gás dióxido de carbono (CO2). A exploração sem controle de outra matéria-prima, a florestal, também jogou outros milhões de toneladas desse gás no ar.(IDEM).

O CO2, também chamado de gás carbônico, é parte da atmosfera terrestre e forma uma capa ao redor da Terra, que faz a temperatura do planeta adequada para a manutenção da vida – inclusive a humana. Esse processo se chama efeito estufa. O problema, portanto, não é o mecanismo natural em si, mas a interferência feita pelo homem. O volume extra de CO2 e de outros gases, como o metano, que foram para a atmosfera a partir da Revolução Industrial engrossou a capa, de forma que a temperatura passou a subir perigosamente.(BIDEM).

Atualmente este fenomeno esta sendo bastante comentado nas mídias e divulgado por entidades não governamentais que cuidam do meio ambeiente, na intenção de conscientizar a grandes industrias a produzirem de uma forma mais limpa, pois o impacto maior causado ao meio ambiente com este fenome e proveniente de paises de primeiro mundo, mas as consequencias são sentidas pelo mundo todo.

2. CAUSAS DO EFEITO ESTUFA

O aumento do efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção. (INSTITUTOCARBONOBRASIL.ORG).

Segundo Carlos Augusto de figueiredo em seu livro Clima urbano com a urbanização que se desenvolve em detrimento de espaços verdes, se acelerou. Os paises em desenvlvimento atestam um processo de urbanização desordenada, sendo que suas cidades apresentam elevados níveis de degradação ambiental decorrente da escacez de áreas verdes urbanas, daintensa circulação de veículos automotores e da elevada concentração de edificações, equipamentos e pessoas em pequenas areas, dentre outras inúmeras causas. Retirou-se muito rapidamente a cobertura vegetal da paisagem natural ou rural na zona tropical nos últimos 40 anos, e foram implantadas áreas urbanas sobre sítios muitas vezes inadequados à sua instalação.( IDEM).

Atualmente são seis os gases considerados como causadores do efeito estufa: Dióxido de carbono (CO2), Metano (CH4), Oxido nitroso (N2O), Clorofluorcarbonetos (CFCs), Hidrofluorcarbonetos (HFCs), e Hexafluoreto de enxofre (SF6). Segundo o Painel Intergovernamental de mudanças do Clima, o CO2 é o principal "culpado" pelo aquecimento global, sendo o gás mais emitido

(aproximadamente 77%) pelas atividades humanas.(IDEM)

Rowland afirma, por exemplo, que somos responsáveis pelo aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2.) o fator mais importante na mudança do clima, associado à queima de gás, carvão e petróleo; o que nos resta fazer é reduzir as emissões desse gás, superando as resistências e as manobras protelatórias de governos como o dos Estados Unidos e das corporações que lidam com combustíveis fósseis.

O crescimento desenvreado do ambiente urbano constítuido por contruções de concreto e derrubada de árvores gera um grande desenquilibrio no meio ambiente. Com a mata reduzida nós perdemos o filto natural do CO2 que é dispersso diretamente na atmosfera reduzindo a camada de ozonio, permitindo a entrada elevada dos raios solares e a poluição gerada pelo nosso padrão de vida impede que esses raios sai criando uma espécie de redoma onde aprisiona esses raios e consequentemente gera o aumento da temperatura.

3. SOLUÇÕES PARA O EFEITO ESTUFA

O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional para reduzir as emissões de gases-estufa dos países industrializados e para garantir um modelo de desenvolvimento limpo aos países em desenvolvimento. O documento prevê que, entre 2008 e 2012, os países desenvolvidos reduzam suas emissões em 5,2% em relação aos níveis medidos em 1990.O tratado foi estabelecido em 1997 em Kyoto, Japão, e assinado por 84 países. Destes, cerca de 30 já o transformaram em lei. O pacto entrará em vigor depois que isso acontecer em pelo menos 55 países, o acordo impõe níveis diferenciados de reduções para 38 dos países considerados os principais emissores de dióxido de carbono e de outros cinco gases-estufa.(FOLHA.UOL)

Para os países da União Européia, foi estabelecida a redução de 8% com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com