TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito Estufa

Artigos Científicos: Efeito Estufa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Efeito estufa

Introdução

Apesar de o efeito estufa ser tratado como algo extremamente ruim, é um evento natural que favorece a vida no planeta. Este efeito tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a temperatura fosse muito baixa, não teríamos tanta biodiversidade. Contudo, o aumento da emissão de gases poluentes, na atmosfera tem acelerado esse processo, fazendo com que a temperatura fique mais quente a cada ano.

O que é o efeito estufa?

Os raios do Sol, ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos, parte dele é absorvida, e transformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte é refletida e direcionada ao espaço, como radiação infravermelha. Cerca de 35% da radiação é refletida de volta, enquanto os outros 65% ficam retidos na superfície. Isso por causa da ação refletora de uma camada de gases que a Terra possui, os chamados gases estufa, que recebem este nome porque uma estufa é um lugar úmido, abafado, usado para guardar plantas que precisam de calor e umidade. Estes gases agem como isolantes, absorvendo uma parte da energia irradiada e retendo o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que eles escapem de volta para o espaço.

Principais causas

O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.

Outro fator que está gerando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2) que é produzido pela queima de combustíveis fósseis, o óxido nitroso (N2O), o metano (CH4) e o cloro-flúor-carboneto (CFC). A maioria de nossas fontes energéticas (petróleo, carvão, gás natural, madeira) liberam Carbono (C), contribuindo para a formação de Gás Carbônico (CO2) que é um dos maiores responsáveis pela intensificação do aquecimento. Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, trás graves problemas ao planeta.

Consequências do efeito estufa

Caso não haja um retrocesso na emissão de gases, esse fenômeno ocasionará uma infinidade de modificações no espaço natural, como por exemplo:

• Acelerar o derretimento das geleiras polares que é a maior reserva de água doce do mundo. Com isso haverá o aumento no nível do mar e o desaparecimento de diversas ilhas e regiões litorâneas, causando uma grande mudança nos continentes.

• Desastres naturais como maremotos, tufões, enchentes e furacões se tornarão mais suscetíveis a acontecer, podendo afetar a produção agrícola em todo o mundo, prejudicando o fornecimento de comida.

• Muitos ecossistemas poderão ser atingidos e a perda de diversas espécies da fauna e flora seria inevitável.

• Com elevação da temperatura nos mares desvio de curso de correntes marítimas, poderia ocasionar a extinção de vários animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares.

Medidas para amenizar o problema

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com