TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Einstein E A Sua Teoria

Monografias: Einstein E A Sua Teoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Einstein e sua Teoria da Relatividade

Até o início do século XX, os cientistas acreditavam que a energia e a massa de um corpo são propriedades totalmente distintas, isto é, não poderia haver qualquer relação entre essas grandezas. Porém, em 1905, quando o grande físico alemão Albert Einstein (1879-1955) publicou sua obra Sobre a Eletrodinâmica dos Corpos em Movimento, onde apresentava sua Teoria da Relatividade, começou-se a perceber que poderia haver, sim, uma relação entre a massa e a energia de um corpo, afirmando-se, ainda, que a massa poderia ser uma fonte de energia.

Desde os 16 anos de idade, Einstein imaginava o que ocorreria com um corpo se ele pudesse se movimentar com uma velocidade próxima ou igual a da luz (a velocidade da luz, que é usualmente representado por c, é aproximadamente igual a 300 000 km/s). E daí que foi surgindo uma teoria que iria revolucionar todo o pensamento científico.

Segundo a Teoria da Relatividade, se um corpo de massa m pudesse se movimentar com uma velocidade c igual a da luz, sua massa iria variar a tal ponto que ele teria uma energia inicial E0 (acarretada pela variação de massa) diretamente proporcional a sua massa m e ao quadrado da velocidade da luz c, isto é, E0 = mc². Entretanto, essa é uma energia constante da massa do corpo que, mesmo que ele esteja em repouso ele terá como grandeza. Se realmente esse corpo estivesse se movimentando com uma velocidade igual a da luz, ele teria uma outra energia relacionada com seu movimento, denominada energia cinética K. Portanto, sua energia total Et seria a soma da sua energia inicial mc² com sua energia cinética K, ou seja, Et = mc² + K. Todavia, segundo o próprio Einstein, é impossível um corpo macroscópico atingir uma velocidade igual a da luz.

Essa relação massa-energia causou uma tremenda revolução na Física, sendo uma das teorias mais complexas que já propuseram.

(Referência bibliográfica: http://cienciaehumanidade.blogspot.com.br/2010/01/relacao-massa-energia.html)

A Relação Entre a Massa e a Energia

Uma importante conseqüência da teoria da relatividade, que desempenha um papel essencial na física nuclear e na física das partículas elementares; a relação universal entre a energia e a massa.

A relação entre a energia e a massa resulta da lei da conservação da energia e do fato de a massa do corpo depender da velocidade do movimento. Quando se aquece um gás num recipiente é-lhe transmitida uma determinada energia. A velocidade do movimento calorífico caótico das moléculas depende da temperatura e aumenta com o aquecimento do gás. O aumento da velocidade do movimento das moléculas, significa o aumento da massa de todas as moléculas. Consequentemente, a massa do gás no recipiente aumenta quando aumenta a sua energia interna. Entre a massa do gás e a sua energia existe uma relação.

A energia dum corpo ou dum sistema de corpos é igual à massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz.

Se a energia do sistema varia, então varia também a sua massa:

Visto que o coeficiente é muito pequeno, para que se note a variação da massa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com