TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos De Maquinas

Trabalho Universitário: Elementos De Maquinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

Mancais de rolamentos são constituídos por um eixo onde são apoiados por rolos ou esferas. Mancais tendem a ter maior velocidade por terem menos atrito, com isso ele aumenta o rendimento do sistema mecânico das partes que se movimentam entre si.

Sua função é servir de apoio e guia para o eixo girante existentes em maquinas e equipamentos. Os mancais são preparados para aguentar altas forças de atrito que surgem a partir das rotações dos eixos que exercem cargas nos mancais que os contem.

Os mancais são construídos de forma que assegurem o suporte do eixo para que haja uma flutuação com o lubrificante, que não tenha sujeira que pode ocasionar o mal funcionamento da peça.

2.Introdução

Há no mercado vários tipos de mancais, cada um com suas especificações e tipos. Neste trabalho foram estudados os mancais de Sulco profundo, entalhe de enchimento, blindado, fila única, fila dupla, autolinhante, axial e autoalinhamento axial.

Foi especificado o modelo seu uso e em que caso utilizar o mancal.

3.Tipos de mancais

Há no mercado vários tipos de mancais dentre eles estão: Sulco profundo, entalhe de enchimento, blindado, fila única, fila dupla, autolinhante, axial e autoalinhamento axial.

3.1Mancal de sulco profundo

O mancal de sulco profundo com uma fileira receberá carga radial e um pouco de carga axial. As esferas deste tipo de mancal são inseridas nos sulcos ao mover o anel interno para uma posição excêntrica. Segundo Budynas (2011, p. 578) as esferas são separadas após o carregamento e o separador é inserido.

3.2 Mancal entalhe de enchimento

O mancal entalhe de enchimento permite um uso grande de esferas seja inseridos aumentando a capacidade de carga. Quando cargas de empuxo estão presentes sua capacidade de empuxo é diminuída por causa do colidir das esferas contra a borda.

3.3 Mancal blindado

Todos esses mancais podem ter blindagem em um dos lados ou em ambos. As blindagens oferecem proteção contra a sujeira. Quando a vedação está em ambos os lados os mancais são lubrificados de fabrica e podem receber também uma forma de relubrificação.

3.4 Mancal Fila Única

Mancais de fila única aguentam uma pequena quantidade de desalinhamento em eixo causado por deflexão, porém quando em excesso pode ser utilizados maçais autoalinhantes.

3.5 Mancal de Fila dupla

Mancais de fila dupla são fabricados em vários tamanhos e tipos para cargas aias e radiais mais pesadas.

3.6Mancal Axial de rolo

O mancal axial de rolo esférico é utilizado quando há cargas pesadas e desalinhadas, os elementos esféricos possuem a vantagem de aumentar suas áreas de contato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com