TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elen Martins

Artigo: Elen Martins. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  308 Visualizações

A Contabilidade tem um papel indispensável dentro da sociedade, visto que, a mesma tem a função de avaliar a real situação financeira do individuo ou empresa em estudo, dando um parecer de seus investimentos, lucros e perdas, através de seu Ativo e Passivo, permitindo aos usuários decidir qual o melhor caminho a seguir para obter cada vez mais, melhores resultados.

As principais características obrigatórias de uma demonstração contábil são: Compreensibilidade, Relevância, Confiabilidade e Comparabilidade. Todas devem estar em perfeita harmonia, claras, objetivas e de acordo com a realidade em análise, facilitando assim a tomada de decisões dos usuários da mesma.

As sociedades anônimas devem ao final de cada exercício contábil publicar em jornal a demonstração, permitindo assim aos seus usuários avaliarem a vida financeira e patrimonial de tal empresa. Caso algumas das informações não estejam explicitamente claras, deve-se utilizar de notas explicativas, facilitando ainda mais o entendimento do usuário de tal demonstração contábil.

Já as empresas limitadas, não são obrigadas a publicarem a demonstração contábil, necessitando apenas apresentarem ao Imposto de Renda algumas informações.

Quando uma empresa deixa de fazer o parecer contábil de sua entidade, consequentemente, fica sem um mapeamento de sua vida financeira, dificultando assim, que seus investidores e acionistas entendam o que acontece com seus investimentos e lucros, perdendo então sua credibilidade e confiança, já que, sem informações claras e verdadeiramente comprovadas fica difícil acreditar no que não se vê, correndo o risco de perde-los.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com