TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade

Ensaios: Eletricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, UNAES – Unidade 1 Ciência da Computação

André Luiz Pires Oróstica - 4200052432

Christian de Araújo Possidone – 3776713714

Eletricidade e Eletrônica

Setembro de 2012 - Campo Grande, MS

Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, UNAES – Unidade 1 Ciência da Computação

Eletricidade e Eletrônica

Resistência, Capacitores e Indutores.

Trabalho apresentado como parte avaliativa da matéria Eletricidade e Eletrônica do 2º Semestre de ciência da Computação, Sob a orientação do Professor Alan.

Setembro de 2012 - Campo Grande, MS

Índice

1. Introdução 4

2. Resistência Elétrica 5

3. Capacitores 6

4. Indutores 7

5. Conclusão 10

6. Fontes 11

1. Introdução

4

2. Resistência Elétrica

Alguns materiais apresentam graus de dificuldade para a passagem da corrente elétrica. Esse grau de dificuldade é denominado resistência elétrica. Mesmo os metais, que em geral são bons condutores, apresentam resistência. A unidade de medida da resistência é o ohm (Ω). Os dispositivos que são usados em um circuito elétrico são denominados resistores. Os resistores são usados em um circuito para aumentar ou diminuir a intensidade da corrente elétrica que o percorre. Os resistores são fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável.

Podemos comparara a resistência elétrica àquelas barreiras que encontramos nas pistas de atletismo para a corrida com obstáculos. Quanto mais obstáculos, mais lenta é a velocidade média dos corredores. Em um circuito acontece da mesma forma: quanto mais resistência elétrica, menor é a corrente que atravessa o fio condutor.

A aplicação mais comum dos resistores é converter energia elétrica em energia térmica. Isso ocorre porque os elétrons que se movem no resistor colidem com a rede cristalina que o forma, gerando calor. Esse fenômeno é denominado efeito joule em nosso dia-a-dia: em chuveiros elétricos, ferros de passar roupa, em fogões elétricos, etc. Observe que todos esses aparelhos “fornecem calor”.

Basicamente os resistores são representados da seguinte maneira:

Nos circuitos eletrônicos em geral, os resistores são encontrados associados em série (Figura 1) ou em paralelo (Figura 2), e muitas vezes em associações mistas, que são compostos por conjuntos de associações em série e em paralelo.

Figura 1 Figura 2

5

3. Capacitores

Também chamado de condensador, é um dispositivo de circuito elétrico que tem como função armazenar energia elétrica. Como a pilha, o capacitor possui dois terminais. Dentro do capacitor, os terminais conectam-se a duas placas metálicas, também conhecidas por “Armaduras”, separadas por um dielétrico (substância isolante que possui alta capacidade de resistência ao fluxo de corrente elétrica).

A utilização dos dielétricos tem várias vantagens. A mais simples de todas elas é que com o dielétrico podemos colocar as placas do condutor muito próximas, sem o risco de que eles entrem em contato. Qualquer substância que for submetida a uma intensidade muito alta de campo elétrico pode ser tornar condutor, por esse motivo é que o dielétrico é mais utilizado do que o ar como substância isolante, pois se o ar for submetido a um campo elétrico muito alto ele acaba por se tornar condutor. O dielétrico pode ser ar, papel, plástico ou qualquer outro material que não conduza eletricidade e impeça que as placas se toquem.

A diferença entre um capacitor e uma pilha é que o capacitor pode descarregar toda sua carga em uma pequena fração de segundo, já uma pilha demoraria alguns minutos para descarregar-se. É por isso que o flash eletrônico em uma câmera utiliza um capacitor, a pilha carrega o capacitor do flash durante vários segundos, e então o capacitor descarrega toda a carga no bulbo do flash quase que instantaneamente. Isto pode tornar um capacitor grande e carregado extremamente perigoso, os flashes e as TVs possuem advertências sobre abri-los por este motivo. Eles possuem grandes capacitores que poderiam matá-lo com a carga que contêm.

Em um circuito eletrônico, um capacitor é indicado da seguinte forma:

6

Quando você conecta um capacitor a uma pilha (figura 3), é isto que acontece:

Figura 3

• a placa do capacitor conectada ao terminal negativo da pilha aceita os elétrons que a pilha produz

• a placa do capacitor conectada ao terminal positivo da pilha perde os elétrons para a pilha

Depois de carregado, o capacitor possui a mesma tensão que a pilha (1,5 volts na pilha significa 1,5 volts no capacitor). Em um capacitor pequeno, a capacidade é pequena. Porém capacitores grandes podem armazenar uma carga considerável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com