TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade Aplicada

Pesquisas Acadêmicas: Eletricidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2015  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquise, no livro texto ou em seu material de estudo e descreva o processo de condução da corrente elétrica em um material condutor de corrente elétrica.

Responda as seguintes perguntas:

1. Como se chama a lei que relaciona as três grandezas básicas em um circuito elétrico e quais são estas três grandezas?

2. Por um resistor conectado a um circuito circula uma corrente de 2,4 A. Qual é a quantidade de carga elétrica em coulombs que atravessa o resistor no período de 2 min.

3. Qual é a característica principal da estrutura atômica de um material que faz com que ele seja bom condutor de eletricidade?

A corrente elétrica é o movimento ordenado de cargas elétricas, através de um condutor elétrico. Ela pode ser definida como corrente elétrica real (sentido do movimento dos elétrons) e corrente elétrica convencional (consiste no movimento de cargas positivas). Para isso acontecer, duas coisas são fundamentais: uma diferença de potencial, capaz de atrair os elétrons e um meio de propagação que permita sua passagem.

Dentro dos condutores há muitos elétrons livres descrevendo um movimento caótico, sem direção determinada. Ao aplicar-se uma diferença de potencial entre dois pontos de um metal (ligando as pontas do fio a uma bateria, por exemplo), estabelece-se um campo elétrico interno e os elétrons passam a se movimentar numa certa ordem, constituindo assim a corrente elétrica.

Como se chama a lei que relaciona as três grandezas básicas em um circuito elétrico e quais são estas três grandezas?

Primeira Lei de Ohms: A corrente Elétrica (I) e diretamente proporcional a diferença de potencial (v), e inversamente proporcional a resistência elétrica (Ω). Portanto, as três grandezas são: diferença de potencial, corrente elétrica e resistência.

Por um resistor conectado a um circuito circula uma corrente de 2,4 A. Qual é a quantidade de carga elétrica em coulombs que atravessa o resistor no período de 2 min.

∆t=2 x 60=120 s

I=∆Q/∆t

∆Q= ∆t ×I

∆Q =120 ×2,4

∆Q= 288 C

Qual é a característica principal da estrutura atômica de um material que faz com que ele seja bom condutor de eletricidade?

Nos condutores metálicos, existe, movimentando-se desordenadamente, uma verdadeira nuvem de elétrons, os elétrons livres. Eles são assim chamados porque pertencem à última camada da eletrosfera do átomo a que estão ligados, sendo essa ligação muito fraca, isto é, a força de atração eletrostática exercida pelo núcleo atômico não é suficiente para manter o elétron fortemente ligado ao átomo. Então, o elétron migra com certa facilidade de um átomo para outro. É isso que faz com que o material seja bom condutor elétrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com