TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emprendedorismo E Sustentabilidade - 2013 - Unidade 1 - Respostas

Monografias: Emprendedorismo E Sustentabilidade - 2013 - Unidade 1 - Respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 11

UNIDADE 1

1) Existem diversos enfoques teóricos em torno das necessidades humanas, entre eles a Teoria das Necessidades, de Maslow: é a teoria que sugere porque as pessoas buscam satisfazer diferentes tipos de necessidades, classificadas com certa ordem hierárquica. A hierarquia de necessidades de Maslow se descreve em resumo como uma pirâmide que consta de 5 níveis. A ideia básica desta hierarquia é que as necessidades mais altas ocupam nossa atenção sempre que se satisfizerem necessidades inferiores na pirâmide.

* Do que foi visto no conteúdo apresentado, esta teoria tem ligação direta com um dos aspectos essenciais para a criação de novos negócios, a saber:

Motivacao2) |

|

Quando estamos em um cenário de negócios, alguns aspectos devem ser considerados. São eles: Motivação, Criatividade, Inovação, Conhecimento, Empreendedorismo e Recursos.

Assinale a alternativa correta que faz referência ao aspecto que pode se manifestar, também, por meio da imitação. Por exemplo, um empreendedor que é capaz de descobrir novas utilizações para produtos já existentes, pode desenvolver métodos mais rentáveis para produzir um determinado produto ou mesmo encontrar novos mercados para certo service:

CRIATIVIDADE

3) O Brasil é um dos países com maiores índices de empreendedorismo do mundo, porém grande parte dos nossos empreendedores caracteriza-se pelo empreendedorismo de necessidade. Pode-se dizer, portanto, que falta no país o desenvolvimento do empreendedorismo de oportunidade.

Sobre

o empreendedorismo de oportunidade é correto afirmar que:

R: É o empreendedor visionário que sabe onde quer chegar. Cria uma empresa com planejamento prévio, tem em mente o crescimento que quer buscar para a empresa e visa a geração de lucros, empregos e riquezas.

4) O mercado da terceira idade chama a atenção para produtos e serviços direcionados a ele: cada vez maior, mais qualificado e economicamente interessante. Algumas das vantagens de se trabalhar com esse público são: a sua fidelidade (uma vez que confiam em um fornecedor, não o trocam por outro); dificilmente ficam inadimplentes e tratam de aproveitar o resto de tempo que tem, com responsabilidade e segurança; não compram por impulso.

Por se tratar de um público ainda carente de produtos e serviços especializados, o empreendedor é desafiado a usar sua criatividade, neste caso, agindo de forma a:

R: Explorar um mercado específico, ainda não amplamente explorado.

5) É relativamente bem conhecido o fato de que enquanto os americanos se aplicaram sobre o problema de escrever no espaço, nas primeiras viagens espaciais, desenvolvendo uma caneta especial para o ambiente sem gravidade, os soviéticos simplesmente usaram o lápis para tal finalidade.

Esta solução destaca outro dos aspectos essenciais para a criação de novos negócios, a saber:

R: Criatividade

UNIDADE 2

1) O sumário executivo deve permitir ao leitor ter uma visão geral do que será apresentado no decorrer do seu plano de negócios e ser uma

síntese dele.

Tendo como ponto de partida o texto acima, assinale a alternativa correta:

R: O sumário executivo deve responder, dentre outras questões relativas ao negócio, à seguinte questão: “qual o propósito de seu plano de negócios"?

2) Existem muitos casos de falências que ocorrem por desonestidade de funcionários e clientes (furtos de mercadorias e informações estratégicas do negócio).

Com base no assunto acima, marque a alternativa correta sobre a Seção que integra a descrição da empresa, no plano de negócios, e contrata outras empresas para monitorar as instalações da própria empresa, e, portanto, adota medidas para garantir a proteção do negócio:

R: Segurança

3) Qualquer texto deve ter foco no leitor: trata-se de uma ferramenta de comunicação que deve ser montada como um relógio, em que cada parte cumpre uma função específica.

Quando nos referimos à “parte do Plano de Negócios, que fará o leitor decidir-se a continuar a ler ou não o Plano”, estamos fazendo referência:

R: Ao sumário executivo.

4) O plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes que o empreendedor deve assumir. Desenvolver o seu plano é um sinal de maturidade e planejamento. Dos aspectos essenciais para a criação de novos negócios, o plano de negócios, ao demonstrar antecipadamente a necessidade de capital, tecnologia aplicada, recursos humanos etc, associada à expectativa de ganho, evidencia principalmente que o empreendedor tem:

R:

Noção dos recursos necessários e conhecimento das características do negócio.

5) O plano de negócios deve detalhar todas as características relevantes do negócio, como um exercício e demonstração do domínio que se efetivamente tem do que deve ser realizado. Quando nos referimos à parte do Plano de Negócios que descreve um fornecedor ou um terceiro da empresa que pode ajudar em concorrências e licitações ou no fechamento de contratos, estamos fazendo referência específica:

R: Aos parceiros estratégicos.

UNIDADE 3

1) A análise estratégica do produto demonstra quais as estratégias seguidas para definir os produtos futuros em função do desempenho dos produtos atuais da empresa.

Marque a alternativa correta que faz referência à baixa participação em mercado com alto crescimento:

R: “dúvida”

2) A análise estratégica do produto demonstra quais as estratégias seguidas para definir os produtos futuros em função do desempenho dos produtos atuais da empresa.

Marque a alternativa correta que faz referência à baixa participação em mercado com baixo crescimento e que são produtos que não geram retorno e tendem a ser descartados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com