TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Que Faz O Corpo Funcionar

Exames: Energia Que Faz O Corpo Funcionar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  2.030 Visualizações

Página 1 de 3

Como é obtida a energia que faz nosso corpo funcionar

A energia é obtida dos nutrientes dos alimentos, como a glicose, as proteínas e os carboidratos. Para começo de conversa, energia não é nenhuma molécula: é a capacidade que nosso corpo tem de realizar trabalho, ou seja, fazer força ou provocar deslocamentos. Mas, para que um pedacinho do pão nosso de cada dia vire energia, não basta que seja engolido, mastigado e digerido. Ele tem que ser quebrado em moléculas pequenas, que possam ser absorvidas pelas células. A glicose é a principal dessas moléculas. Os seres humanos, durante o processo evolutivo, conseguiram usar melhor a glicose que vem dos alimentos, retirando dela o máximo de energia. As bactérias, por exemplo, obtêm só 4% do seu potencial, enquanto o corpo humano transforma em trabalho 30% da energia que consome, o mesmo que um automóvel. O restante da glicose vai para a manutenção das atividades vitais do organismo, como batimentos cardíacos e sinapses cerebrais. Por isso, temos que abastecer nossa "máquina" várias vezes ao dia. Só não vale sair por aí assaltando a geladeira. Para funcionar bem, uma pessoa deve consumir, em média, 30 calorias por quilo de seu peso. Uma pessoa com 64 quilos, por exemplo, deve fazer uma dieta diária de cerca de 2 mil calorias.

(Fonte: Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-obtida-a-energia-que-faz-nosso-corpo-funcionar. Acesso em: 2 mai. 2012).

O texto acima fala sobre o funcionamento do corpo através da energia que ingerimos. Neste contexto, com base em seus conhecimentos sobre as funções das biomoléculas cite dois (2) exemplos de cada biomolécula estudada. Em seguida, responda:

Para você qual a biomolécula mais importante para o nosso organismo? Justifique sua resposta.

Carboidrato e proteínas

Proteínas são macromoléculas formadas por uma sucessão de moléculas menores conhecidas como amoniácidos ( composto orgânicos que possui um grupo amina ,e um grupo carboxila). As proteínas são compostos orgânicos relacionados ao metabolismo de construção . Durante as fases de crescimento e desenvolvimento do indivíduo, há um aumento extraordinário do número de suas células que passam a exercer funções especializadas, gerando tecidos e órgãos , e são fundamentais para o funcionamento do organismo, já que as reações químicasdependem de enzimas,que são um tipo de proteína.Exemplo; carnes,peixes,ovos ,feijão ,ervilha etc.possuem muitas proteínas.

Polissacarídeos

Forma–se pela união de várias unidades de glicose, diferindo apenas no tipo de ligação. Os polissacarídeos são menos solúveis e mais estáveis que os açúcares mais simples. Como exemplo podemos citar a celulose,presente na parede celular das células vegetais; o amido,principal reserva de energia dos vegetais;o glicogênio,reserva de glicose dos animais, e a quitina.

Dissacarídeos

São açúcares simples compostos de dois monossacarídeos ligados como a sacarose exemplo; (encontrada na cana de açúcar)formada por uma molécula de glicose e uma de frutose;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com