TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem no Brasil

Trabalho acadêmico: Enfermagem no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

Enfermagem no Brasil

* Ordens religiosas;

* Desenvolvimento da educação institucional;

* Profissionalização da profissão;

* Enfermagem contemporânea e sua modernização.

- Ordens religiosas; tem seu início com a colonização portuguesa e o relacionamento com o processo de expansão do capitalismo europeu.

Marcada no século XVI pelo curandeirismo e crendices, tendo-se a proliferação de tuberculose, febre amarela, malária e doenças venéreas, com o início de epidemias e extinção de nativos.

A igreja tinha um papel importante dentro desse sistema, dedicando-se a “salvar almas e converter nativos” Enfermagem dava-se de forma doméstica e empírica e instintiva.

- Desenvolvimento das educação institucional; ocorre processo de urbanização lento, mas em algumas cidades de forma mais intensa.

Nesta época, século XIX, o capitalismo era marcado pelo café, doenças infectocontagiosas era preocupante, onde a assistência à saúde começa a ser assumida com a criação do poder público.

Surge então a primeira escola de enfermagem no Rio de Janeiro, 1890.

- Enfermagem até então curativa e curso com formação em 02 anos, com aulas ministradas por médicos, onde a atenção principal era questão sanitária.

1923, a Escola de Enfermagem Anna Nery, traz novos rumos a enfermagem brasileira; selecionando moças de camadas sociais mais elevadas e política para o desenvolvimento da profissão, com tarefas de maior complexidade, consideradas “enfermeiras padrão”.

- Criada em 1926 a Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras, atualmente ABEn, órgão afiliado ao Conselho Internacional de Enfermagem em 1929.

- Em 1973, é criado o Conselho Federal de Enfermagem, órgão disciplinador da profissão.

- Mas ainda assim eram dominadas pelas congregações religiosas.

- 1940, a Escola Anna Nery era incorporada à Universidade do Brasil.

- De 1930 à 1950, ocorre tensões políticas no Brasil época Getúlio Vargas, revolução industrial, crescimento urbano traz transformações ao modelo de ensino, onde os hospitais começa a exigir profissionais mais qualificados e a enfermagem passa a ser gerenciada por enfermeiros, e a ter uma equipe.

- 1950, reorganização da previdência social.

- Começa a acontecer a privatização do setor de saúde, com vantagens para a para empresas médicas, reforçando a dicotomia dos cuidados em saúde.

- Começa a acontecer um diferencial nos currículos, com privilégio ao ensino especializado e assistência curativa.

- Fragmentação e subdivisão do trabalho e criação de cursos de atendentes, para o cuidado direto e cabendo aos enfermeiros, parte burocrática.

- Diferencial entre o fazer e o saber.

ENFERMAGEM NO BRASIL II

* Enfermeiros passam a estar mais concentrados na área hospitalar e sua educação passa a ser mais integralizada e estruturada, incorporada a tecnologia.

* INPS ( Instituto Nacional da Previdência Social) nasce em 1966, mas também acentua-se a privatização da saúde, e o surgimento de escolas de nível secundário

* Os enfermeiros até então não desenvolverão a visão crítica sobre o saber, havendo apenas o fazer.

* De 1970 à 1980, ocorre mudança no quadro político nacional e social, havendo crise no sistema de saúde; onde a Previdência Social passa a ser responsável pela assistência individual e curativa e o Ministério da saúde pelos cuidados preventivos.

* Passa a haver mais manifestações públicas, denunciando a saúde precária que havia até então.

* 1978, ocorre a Conferência da América Latina, com o objetivo de promoção da saúde a todos os povos, com a promoção da atenção primária.

* 1986, ocorre a regulamentação do exercício profissional, reconhecendo o técnico, auxiliar de enfermagem e as parteiras, juntamente com a delimitação de suas funções. * 1990, Brasil inflacionado, e um discurso Brasil moderno, há uma deterioração das condições de saúde da população.

* Ocorre o auge do sucateamento da saúde pública e o aumento do uso da saúde privada.

* A enfermagem, especializa-se para atender as expectativas médico-hospitalares e um grupo, no resgate à saúde pública no Brasil.

* Ocorre uma melhor visualização das consultas de enfermagem, como mediadora dos locais de serviços e atendimentos, incentivando a inter e multidisciplinaridade, respaldados por leis.

Generalidades na Enfermagem

Enfermagem: aplica conhecimentos científicos e/ou intelectuais e é regulamentado por uma legislação que foi sendo modificada com o passar do tempo.

- Lei 7498 de 25/06/1986 regulamentada pelo decreto 94.406 de 08/06/1987; estabelecem as competências privativas do enfermeiro, pincipalmente consulta e prescrição da assistência de enfermagem e aos cuidados de maior complexidade técnica

- Atribuições de técnicos e auxiliares, sempre sobre supervisão do enfermeiro;

- Em 1986, Lei 7498 cria-se os agentes comunitários; com o intuito de desempenhar atividades de saúde em comunidades distantes.

Legislação

- Questões éticas e legais da profissão; suporte para maior participação dos profissionais no desenvolvimento da profissão, podendo modificá-la, aperfeiçoá-la, e adequá-la a cada situação, culminando com a união, desenvolvimento e fortalecimento da profissão.

- Lei 7498 de 25/06/1986; é livre o exercício de enfermagem em todo o território nacional. - Decreto 94.406 de 08/06/1987, especifica que qualquer categoria de enfermagem deve estar vinculado ao Conselho Regional de Enfermagem, descrevendo ainda suas respectivas atribuições.

- Decreto 94.406/87 estabelece as atribuições privativas ao enfermeiro: planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar a assistência de enfermagem;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com