TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Artigo PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM

Monografias: Resumo Do Artigo PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  1.847 Visualizações

Página 1 de 2

Palavras Chaves: Enfermagem; educação em saúde; promoção da saúde; história da enfermagem.

O objetivo do artigo é analisar e refletir sobre a atuação da enfermagem nas práticas de educação em saúde no Brasil, foi realizada uma pesquisa histórica com abordagem qualitativa, pois a proposta do artigo foi desenvolver uma abordagem crítico-reflexiva acerca da atuação da enfermagem em saúde nos diferentes contextos do Brasil incorporando questões referentes ao movimento histórico e resgatando o enfermeiro como sujeito dessa dinâmica histórica.

A enfermagem consiste em um misto de ciência e arte que tem como pilar profissional o cuidado humano, uma vez que tem como foco a saúde sob uma perspectiva holística. Neste sentido, é importante ressaltar que a promoção da saúde e a educação em saúde encontram-se intimamente vinculadas e promovem a qualidade de vida no cotidiano das

pessoas.

O processo pedagógico da enfermagem, comênfase na educação em saúde, encontra-se em evidência,já que atualmente é reconhecido como uma estratégia promissora no enfrentamento dos múltiplos problemas de saúde que afetam as populações e seus contextos sociais. O enfermeiro tem destaque, já é o principal atuante no processo de cuidar por meio da educação em saúde.

Atualmente, uma nova abordagem de educação em saúde vem se destacando por valorizar o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas, favorecendo o despertar, inclusive, da necessidade da luta por direitos à saúde e à qualidade de vida.

Todo o processo evolutivo da educação em saúde no Brasil ocorreu com base em eventos políticos e econômicos que suscitaram reflexão sobre a necessidade de transformações sobre a forma de interação entre profissional de saúde-cliente em busca da promoção da saúde. A enfermagem presenciou todo esse processo de transformação e sofreu influências sobre suas práticas.

O método da pesquisa histórica é desenvolvido por meio de três passos: levantamento de dados; avaliação crítica dos dados coletados; e apresentação dos fatos, interpretação e conclusões. O levantamento de dados ocorre por meio de pesquisa de fontes históricas, que podem ser de origem primária ou secundária.

O presente artigo fala sobre a importância da educação permanente em enfermagem e como é significante a atuação do enfermeiro frente a está educação em saúde, trazer o que está no livros e é ensinado na prática sobre humanização para a realidade é algo relevante, pois só nos educando sempre é que podemos praticar a saúde que deve ser tratada prioridade no mundo atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com