TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Recursos Hidricos

Projeto de pesquisa: Engenharia De Recursos Hidricos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A água do planeta terra apresenta-se em constantes transformações, passando por várias fases em escala de tempo, podendo atingir milhares de anos. O conjunto de precipitações, evaporações, infiltrações e todas as transformações possíveis, formam um sistema fechado e equilibrado em termos globais e temporais que recebe o nome de ciclo hidrológico, funcionando o sol e a gravidade funcionam como fontes permanentes de energia para este ciclo (DUARTE e OLIVEIRA, 1994).

Os componentes hidrológicos deste ciclo se distribuem desuniformemente entre as diversas regiões do planeta, razão por que são afetados por ações antrópicas capazes de alterar sua disponibilidade, em termos quantitativos e qualitativos. (MONTENEGRO et al., 2012, p. 02).

A demanda crescente e a complexidade da gestão da água têm envolvido distintos setores da sociedade, incluindo acadêmicos, políticos, articuladores das classes sociais, organizações e demais usuários potenciais dos recursos naturais. A integração desse e outros atores são de fundamental importância na busca de tecnologias, métodos e políticas a serem implementadas no processo de uso sustentável da água, com menores riscos de comprometimentos futuros (MONTENEGRO et al, 2012).

OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo realizar levantamento bibliográfico dos conceitos apresentados na primeira aula de Engenharia de Recursos Hídricos, que aconteceu no dia 14 de fevereiro de 2014.

MATERIAL E MÉTODOS

Por meio de consultas em diferentes meios literários, realizou-se revisão de literatura dos seguintes temas:

1) Conceito do termo “Engenharia de Recursos Hídricos”, lembrando-se de sua origem, importância e papel na antiga e nova civilização;

2) Ciclo Hidrológico, juntamente com seus principais componentes;

3) Balanço Hidrológico e suas aplicações.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A partir da pesquisa, foi possível determinar o conceito de Engenharia de Recursos Hídricos, sendo este, o ramo da engenharia que se ocupa do estudo do comportamento de líquidos em repouso (hidrostática) e em movimento (hidrodinâmica). Quando além do estudo dos líquidos, se incluem os gases, onde é comum referir-se à Mecânica dos Fluidos. Com o evoluir dos tempos, começou a preocupar-se também com os problemas ambientais relacionados com a poluição/contaminação da água, erosão e degradação dos solos, uso eficiente da água na agricultura, mudança climática, entre outros (LIMA, 2007).

Sua importância é sem precedentes, desde os primórdios da civilização são usados alguns conceitos desta engenharia. Um exemplo claro são os egípcios, que se estabeleciam perto de rios para que pudessem irrigar suas plantações e captar água para sua sobrevivência.

O segundo tema pesquisado foi o Ciclo Hidrológico. Uma vez visto como a água se distribui no planeta, é importante também o conhecimento de como a água se movimenta de um meio para o outro na Terra. A essa circulação da água se dá o nome de Ciclo Hidrológico. Nesse ciclo, distinguem-se os seguintes mecanismos de transferência da água:

• precipitação: compreende toda a água que cai da atmosfera na superfície da Terra. As principais formas são: chuva, neve, granizo e orvalho.

• escoamento superficial: A precipitação que atinge a superfície da Terra tem dois caminhos por onde seguir: escoar na superfície ou infiltrar no solo. O escoamento superficial é responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com