TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Software

Pesquisas Acadêmicas: Engenharia De Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 8

1 Conceitos da Engenharia de Software.

Foram analisados três modelos de desenvolvimento levando em conta que o cliente não tem uma ideia clara de como solucionar seu problema computacional.

1.1 Tabela 1 – Tabela para comparação de metodologias.

Desenvolvimento Incremental XP RUP

Envolvimento do cliente P P P

Equipe Pequena ou Média P P PP

Software em Funcionamento Rápido P P P

Requisitos Mutantes P P P

Mudança no software acarreta alto custo PP PP PP

Documentação Abrangente PP PP PP

Legenda:

P – para possui.

NP – para não possui.

PP – possui parcialmente.

NA – para não se aplica.

1.2 Tabela 2 – Vantagens e desvantagens das metodologias.

Vantagens Desvantagens

Desenvolvimento Incremental Necessidades não especificadas nas fases

iniciais podem ser desenvolvidas nos incrementos. Cada iteração produz um conjunto de itens utilizáveis. Os incrementos podem ser desenvolvidos por menos profissionais. Entrega dos incrementos permite o cumprimento do prazo especificado. Facilita a manutenção dos módulos. Número de iterações não pode ser definido no início do processo; A estrutura do sistema tende a degradar com a adição de novos incrementos. O fim do processo não pode ser previamente definido. Gerenciamento e manutenção do sistema

completo podem se tornar complexos. Gerenciamento do custo é mais complexo devido ao número de iterações.

XP Metodologia ágil para equipes pequenas e médias que desenvolvem software baseado em requisitos vagos e que se modificam rapidamente. Feedback constante, abordagem incremental e a comunicação entre as pessoas é encorajada. Desenvolvimento Orientado a Testes. Código fonte gerado é simples. Cliente está totalmente envolvido com todo o ciclo de vida do projeto Dependência continua do cliente. Existe uma pressão por programar novas funcionalidades, e essas novas mudanças não são facilmente alocadas no sistema, causando modificações na arquitetura dele. Portanto mudanças se tornam cada vez mais difíceis de serem implementadas.

RUP O RUP fornece uma forma sistemática para se obter vantagem no uso de uma linguagem universal, ele mostra como o sistema será construído na fase de implementação, gerando o modelo do projeto e o modelo de analise que é utilizado para garantir a qualidade, assim os menores riscos são levantados primeiro diminuindo assim as chances de fracasso do projeto. Muito complexo e trabalhoso, o RUP acaba por não ser ideal para empresas e projetos de pequeno porte, além de exigir experiência da equipe. Contem limitações nas áreas de manutenção, gestão pessoal, gestão de reutilização e testes.

2 Requisitos de Software. Processos de Engenharia de Requisitos.

Esta atividade é importante para que você tenha condições de iniciar, analisar, projetar, documentar utilizando ferramentas que otimizem o processo de desenvolvimento de um projeto. Esta atividade auxiliará os alunos a compreenderem as etapas de elaboração de um documento de requisito bem como o do processo de engenharia de requisitos. Definido o escopo do projeto e também o ciclo de desenvolvimento de software que será utilizado pela equipe, deve-se elaborar o documento de requisitos adequado para solucionar os problemas da CLIVET.

2.1 Requisitos Funcionais

1. O sistema deve permitir incluir, alterar, excluir os dados código, nome, endereço completo, telefone, sexo, e-mail, data de nascimento, CPF do responsável pelo animal de estimação por meio de uma tela de cadastramento.

2. O sistema deve permitir incluir, alterar, excluir os dados código do dono, raça, sexo e idade do animal por meio de uma tela de cadastramento.

3. O sistema deve permitir a alteração dos dados do cliente e do animal de estimação com exceção do código do cliente que é gerado automaticamente pelo sistema.

4. O sistema deve gerar relatórios atualizados assim que solicitados sobre o animal de estimação. Estes relatórios são quadros médicos e exames solicitados dos animais.

5. O sistema deve gerar relatórios gerenciais mensais mostrando o número de animais tratados na clinica, o numero dos animais que entraram e saíram do sistema, os remédios prescritos e custos referentes a consultas e remédios detalhados.

6. O sistema deve monitorar os registros dos animais internados e seus respectivos quadros veterinários para uso dos clínicos em geral.

2.2 Requisitos Não Funcionais

1. Manutenibilidade – Esta característica determina o grau de facilidade de manutenção que o sistema deve ter.

2. Eficiência – Levar em consideração qual o tempo, em segundos, o sistema deve processar uma determinada informação de forma que os resultados sejam obtidos o mais rápido possível.

3. Segurança – Quais são os critérios que devem ser levados em consideração para que não aconteça acesso indevido aos dados por usuários não autorizados.

4. Confiabilidade – Qual devem ser as características desejáveis que o sistema deve ter quando ocorrer falhas de funcionamentos

5. Portabilidade – Descrever quais características o sistema terá de forma que o mesmo possa ser utilizado em várias plataformas. Seguem alguns exemplos de textos descritivos das características solicitadas para que a equipe possa fazer as descrições dos requisitos não funcionais que podem ser vistos a seguir.

Confiabilidade - O sistema deve ter capacidade para recuperar os dados perdidos da última operação que realizou em caso de falha. Eficiência - O sistema deve iniciar a impressão de relatórios solicitados dentro de no máximo 20 segundos após sua requisição.

Portabilidade - O sistema deve ser executado em computadores Pentium 200mHz ou superior, com sistema operacional mínimo Windows 98.

2.3 Tabela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com