TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia KVG

Tese: Engenharia KVG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  Tese  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por fazer sempre o melhor em minha vida de acordo com o tempo Dele e é com satisfação e alívio que hoje redijo esse relatório de estágio. Agradeço também a alguns professores da Instituição que me orientaram no decorrer do curso e ao longo do estágio.

SUMÁRIO

I. INTRODUÇÃO 1

II. OBJETIVO 3

III. ATIVIDADES REALIZADAS 4

IV. DISCUSSÃO 7

V. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

VI. BIBLIOGRAFIA 9

I. INTRODUÇÃO

A KVG Engenharia é uma empresa prestadora de serviços na atividade de construção civil e atua principalmente na área industrial em reformas, construções etc.

Com sete anos no mercado, atualmente tem como sede própria na Rua Honduras, nº 25, no Bairro Vila Americana, na cidade de Volta Redonda.

A empresa visando o seu crescimento, aumentar a satisfação dos clientes, melhorar continuamente os processos, ter colaboradores capacitados para a realização dos processos, aumentar a satisfação do colaborador e aumentar a lucratividade, decidiu começar a implementação da ISO 9001:2008 com a Ajuda do SEBRAE com o programa Rumo a ISO 9000.

Abaixo o Macro fluxograma da KVG:

II. OBJETIVO

O estágio na KVG Engenharia tem como objetivo ajudar na implementação da ISO 9001:2008, ou seja, obter um sistema de Gestão da Qualidade certificado para a empresa.

III. ATIVIDADES REALIZADAS

As atividades realizadas no estágio são na parte de Gestão da Qualidade, pois a intenção da empresa é obter a certificação da ISO 9001:2008 no ano de 2013. Minha carga horária de estágio foi de 6h diárias, pois também participo do processo de orçamentos da empresa. Sou efetivada na KVG desde a data de dez de outubro de 2011. Até o dia de hoje, dezesseis de março de 2012, em que redijo meu estágio, se passaram 114 dias (de segunda a sexta) e 106 dias trabalhados, excluindo-se os feriados. Logo perfiz uma carga horária de 636 horas, onde o mínimo para o curso de metrologia é de 480 horas. Continuo efetivada na empresa e auxiliando na implementação da ISO, mas resolvi iniciar meu relatório na data já citada acima, para poder participar do seminário para conclusão do curso e apresentação do relatório de estágio, descrevendo as atividades realizadas, ainda no segundo semestre do ano em curso.

Ao começar o estágio, não pude participar da redação do manual da qualidade da empresa, pois esta já estava terminando sua elaboração, porém os procedimentos do sistema estavam logo no começo.

O primeiro procedimento que participei foi o de Controle de Documentos e Registros, que é um PS exigido pela norma que seja documentado. Neste, pude fazer a revisão de acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de metrologia, consultas na própria norma e pesquisas em meios alternativos.

Logo após a revisão do procedimento, fui convidada a participar das reuniões da qualidade realizadas de quinze em quinze dias com a ajuda de um consultor do SEBRAE. As primeiras reuniões já haviam sido realizadas há alguns meses, mas pude me adequar aos assuntos tratados para ajudar ainda mais na implementação da ISO.

Fui designada logo depois a fazer a divulgação da ISO para os demais colaboradores da empresa, elaborando um folder onde deveria conter os objetivos da empresa em relação à ISO, as vantagens que o sistema oferece e demais esclarecimentos de como a empresa estava implementando o sistema, pois um dos requisitos da norma também é que todos os colaboradores estejam cientes de que a empresa está realizando um projeto de obter a certificação.

Após participar de algumas reuniões da qualidade feita com a Alta Direção da empresa e o consultor do SEBRAE, percebi que tínhamos que trabalhar a todo vapor para que nossa documentação estivesse totalmente completa e revisada pelos consultores para futuramente realizar a auditoria interna aqui na empresa.

A Alta Direção, juntamente com a equipe do programa Rumo a ISO 9000, da qual eu já fazia parte como estagiária marcou com o SEBRAE de realizarmos o curso de Auditoria Interna, que foi o último curso do programa de ajuda adquirido, pois não participei dos dois primeiros cursos porque ainda não estava na empresa, que foram o de Gestão da Qualidade: Requisitos ISO 9001 e Gestão da Qualidade: Os processos. Ainda sim, tive a grande oportunidade de participar do curso de Auditoria Interna, porque foi mais um conhecimento adquirido e consequentemente me qualifiquei ainda mais para a implementação do Sistema de Gestão da KVG. O curso teve duração de dois dias distintos perfazendo um total de 16 horas e algumas semanas depois, o SEBRAE aplicou a prova do curso onde obtive nota sete (7).

Com o curso de auditoria interna feito, a empresa começou a determinar cronogramas para potenciais auditorias na empresa, onde foi decidido que na primeira quinzena de maio devemos realizar nossa auditoria interna em todo o escopo da KVG para verificarmos se estamos conforme os requisitos planejados, nos atentarmos a oportunidades de melhoria, detectar não conformidades, e saná-las antes que se realize a auditoria externa ou também chamada de terceira parte.

Como ainda não realizamos a auditoria interna, estamos em processo de fechamento de toda a documentação restante para o sistema de gestão se completar e fui designada a elaborar os procedimentos de auditoria interna, pois serei a auditora líder de nossa primeira auditoria, o procedimento de produto não conforme, o de ações preventivas, o de ações corretivas e o procedimento de controle de equipamento de monitoramento e medição.

Comecei elaborando o procedimento de auditorias internas, pois como fiz o curso de auditoria e ganhei materiais de pesquisas como a Norma NBR ISO 19011 – Diretrizes para auditorias de sistema de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com