TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendendo A Prática De Pesquisa Realizada Por Professores De Ciências Da Natureza, No Seminário Integrado Do Ensino Médio Politécnico Em Ijuí1

Exames: Entendendo A Prática De Pesquisa Realizada Por Professores De Ciências Da Natureza, No Seminário Integrado Do Ensino Médio Politécnico Em Ijuí1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 6

Entendendo a prática de pesquisa realizada por professores de Ciências da Natureza, no Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico em Ijuí1

Elisangela Wisch Baiotto2, Maria Cristina Pansera de Araújo3

1-Trabalho resultante de pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Gipec

2 Aluna de Graduação Ciências Biológica- Licenciatura/Unijuí. Bolsista Probic; elis.angelawww@hotmail.com

3Professora Doutora em Genética, integrante do Departamento das Ciências da Vida, e do Gipec, Orientadora; pansera@unijui.edu.br.

Resumo

Este artigo relata a pesquisa realizada com professores da Educação Básica por bolsistas do Gipec-Unijuí, para entender e avaliar a compreensão deles sobre a função da pesquisa na construção do conhecimento no Ensino Politécnico. Para reconhecer as compreensões de pesquisa foram realizados questionários com os professores de Ciências da Natureza de cinco escolas publicas com Ensino Médio Politécnico, do município de Ijuí. Foram respondidas 16 questões sobre a importância da pesquisa, como esta contribui para a construção da cidadania, como esta sendo avaliado as pesquisas realizadas pelos alunos e qual o interesse dos mesmos sobre os temas propostos. Através do questionário observou-se que os professores já vem ao longo da trajetória curricular utilizando a pesquisa como método de ensino e aprendizagem, tendo como foco o aprofundamento teórico sem quaisquer vínculo com as demais disciplinas curriculares.

Palavra-Chave: Ensino Politécnico, Interdisciplinaridade, Professores, Educação Integrada.

Introdução

As escolas de ensino médio estaduais estão passando por reestruturação quanto ao currículo desenvolvido. Este processo iniciou em 2012 com a proposta pedagógica do Ensino Politécnico da Secretaria de Educação do Estado Rio Grande do Sul. Isto constitui-se um desafio tanto para os alunos como para os professores. A implantação desta reestruturação foi progressiva: primeiro ano do ensino médio em 2012; primeiro e segundo ano em 2013 e primeiro, segundo e terceiro em 2014. O objetivo desta mudança é proporcionar o desenvolvimento sociocognitivo dos estudantes, a fim de garantir a formação necessária para o exercício da cidadania, e enfrentar as exigências da sociedade e os estudos posteriores.

No seminário integrado, os alunos são instigados a desenvolver atividades de pesquisa, numa articulação entre os conhecimentos teóricos e práticos. Já os professores são desafiados a proporem atividades interdisciplinares, as quais devem integrar as quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.

Considerando este contexto, procurou-se entender e avaliar as compreensões dos professores sobre a pesquisa escolar e sua função na formação dos estudantes; como está o desenvolvimento do ensino politécnico; qual a metodologia utilizada para a implantação das atividades interdisciplinares e como os alunos aceitam as mudanças propostas.

Metodologia

A implantação da nova proposta pedagógica, o grupo Gipec-Unijuí desenvolveu um questionário, ao qual foi aplicado aos professores do Ensino de Ciências da Natureza em cinco escolas públicas da cidade de Ijuí/RS.

A realização da pesquisa envolve bolsistas de iniciação cientifica que aplicaram questionários para professores da área de Ciências da Natureza (disciplinas de Biologia, Física e Química), que trabalham com o Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico.

As questões referem-se aos dados de identificação dos professores (área do conhecimento, tempo de atuação e formação); questões da pesquisa (participa/ou de pesquisa; qual área; atua ou atuou como pesquisador; importância da pesquisa; propõe trabalhos de pesquisa; com que finalidade; cite temas sobre ciências já pesquisados; que peso percentual costuma atribuir a trabalhos de pesquisa; com que seriedade os estudantes realizam as pesquisas; qual o vínculo com os conteúdos escolares; o que é feito com os trabalhos de pesquisa; quais as fontes utilizadas; já publicou/expos produção de pesquisa ou prática pedagógica; qual tema gostaria de pesquisar). ,

As questões foram respondidas por sete professores e analisadas de forma que possibilitou organizar em respostas positivas, negativas e não respondidas. Através da análise estima-se conseguir dados que possam relatar a prática de pesquisa realisada pelos professores nas escolas de Ensino Politécnico.

Resultados e discussão

Segundo Young (2007), o objetivo das escolas é transmitir o conhecimento poderoso qualitativo e especializado, que possa contribuir para o desenvolvimento sociocognitivo dos estudantes ensinando-os a serem críticos, com opiniões e uma nova forma de pensar. O desafio é perceber o papel efetivo dos conhecimentos vivenciados nas escolas como conhecimentos poderosos para a vida dos estudantes. Freire afirma que “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino” (2001, p. 32).

A nova proposta pedagógica do Rio Grande do Sul enfoca as pesquisas científicas como forma de sistematizar, socializar e problematizar os conteúdos, articulando áreas do conhecimento e dando significado social ao mesmo, incentivando o protagonismo dos estudantes. Sendo Maldaner (2000)) a perspectiva é contribuir com a formação do sujeito que capta os significados do contexto social, internaliza e reconstrói o conhecimento com base em sua vivência e na mediação dos outros.

A proposta de Ensino Integrado e a interdisciplinaridade das áreas do currículo buscam suprir as falhas do ensino público na construção da cidadania. O verdadeiro papel das escolas não é transmitir conhecimentos e sim proporcionar condições para que o conhecimento seja construído individualmente pelos estudantes a fim de que se promova a igualdade social. Esta perspectiva de interação disciplinar deixa dúvidas se os professores estão realmente preparados para entrarem nas salas de aulas e praticarem o Ensino politécnico.

Na figura 1, observamos que os professores, sem participação em grupos de pesquisa na sua formação acadêmica, consideram-na tão importante quanto aqueles que participaram, e ambos procuram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com