TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os resultados obtidos na pesquisa realizada junto à empresa de comércio varejista Magazine Luíza

Pesquisas Acadêmicas: Os resultados obtidos na pesquisa realizada junto à empresa de comércio varejista Magazine Luíza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 05

FUNDAMENTAÇÃO DA EMPRESA 06

RECURSOS MATERIAS E PATRIMONIAIS 07

TÉCNICAS DE INFORMÁTICA 08

ECONOMIA E MERCADO 09

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 10

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva apresentar os resultados obtidos na pesquisa realizada junto à empresa de comércio varejista Magazine Luíza.

O propósito da área de Recursos Humanos dentro da empresa é expressar e aplicar a habilidade de educar, desenvolver, capacitar, reconhecer e integrar pessoas, promovendo a qualidade de vida e buscando criar um ambiente de trabalho propício à evolução humana e à produtividade.

Todas as áreas da empresa possuem uma ligação direta com o cliente, pois o mesmo é considerado o centro de todas as operações.

Trata-se de uma empresa que elabora programas e atividades para o desenvolvimento de uma política de responsabilidade social frente à comunidade.

PIM I

2. FUNDAMENTAÇÃO DA EMPRESA

Fundado em 16 de novembro de 1957 em Franca/SP, por Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato; adquiriram uma pequena loja que vendia eletrodomésticos e móveis chamada A Cristaleira. O nome do novo negócio foi logo substituído, através de um concurso, e surgiu o primeiro Magazine Luiza, já com uma proposta de interatividade e proximidade com o consumidor.

Em 1966 ocorreu a ampliação da primeira loja, que já tinha 500 metros quadrados, e a entrada de dois novos sócios. Quase uma década mais tarde, em 1974, a empresa inaugurou sua primeira grande loja de departamento, que recebeu o nome de Loja Número 1, com mais de 5.000 metros quadrados. Em certo momento, o casal decidiu convidar outros parentes para integrar o negócio e, com dinheiro em caixa, abriram filiais. Uma puxou a outra e, ao final de duas décadas, a empresa contava com 30 lojas.

A Magazine Luíza é uma rede de lojas de departamentos do comércio varejista de produtos como: refrigeradores, televisores, fogões, móveis, utensílios domésticos em geral, entre outros.

Inicialmente a Magazine Luíza era uma Sociedade Anônima Fechada, porém foi publicado em 01 de Março de 2011 a abertura de seu capital sendo considerada uma empresa de grande porte presente em 7 estados brasileiros.

Contando com mais de 713 lojas (virtuais e tradicionais), distribuídas em mais de 500 cidades de 8 estados brasileiros.

A empresa é constituída por 16.800 funcionários, incluindo parte administrativa.

3. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

A empresa dispõe de ferramentas para calcular a quantidade necessária de estoque. Atualmente são elas:

* Ponto de pedido

* Kanban.

No processo Kanban (conhecido como Just in Time) a empresa busca reduzir a zero seus estoques ou limitar a um nível mínimo o investimento desses produtos, geralmente são produtos vendidos por encomenda e comprados de acordo com a demanda, possuindo estoques de mostruário em algumas lojas, e as lojas que não possuem efetuam a venda através do sistema multimídia.

O departamento de logística visa a acertar esses processos com o objetivo de reduzir os índices de ruptura e conseqüentemente reduzir as perdas da venda; visando também contribuir para a administração eficiente desses estoques.

Para a redução de estoque no ponto de venda considera-se além da quantidade ideal para atender e satisfazer os clientes, os aspetos externos, o tamanho físico, de cada loja, o perfil de atendimento e a localização de cada loja.

A concentração de entradas de produtos está em nossos centros de distribuição e depois ela é feita para os pontos de venda.

Os objetivos estratégicos são integrar e gerenciar os transportes das mercadorias desde os fornecedores até os clientes assegurando grande satisfação aos consumidores. O Magazine Luíza possui atualmente oito centros de distribuição estrategicamente localizados para atender as demandas regionais do país (Ribeirão Preto, Ibiporã, Sorocaba, Caxias do Sul, Contagem, Navegantes, Salvador e Alhanda PB).

4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA

No Magazine Luiza cada gerente de loja possui um micro em sua mesa, que recebe da matriz, informações estratégicas, institucionais, relatórios de resultados e campanhas de marketing.

Este instrumento foi criado para agilizar a circulação das informações na empresa. O gerente, após recebê-las, compartilha com a sua equipe, através de reuniões diárias.

Em todas as lojas virtuais existem micros ligados à Internet para uso grátis da comunidade; o aceso à Internet funciona o dia todo, e as pessoas entram em contato com a loja para reservar seus horários.

* Internet

No Magazine Luiza todas as unidades possuem micros ligados à Internet, que possibilita, a qualquer momento, a comunicação entre as unidades da empresa. Todo colaborador tem acesso à Internet, podendo se comunicar por e-mail com todos os níveis hierárquicos, sem barreiras.

A Internet é uma mídia com capacidade de comunicação interpessoal, ou seja, atinge um grande público e, ao mesmo tempo, consegue avaliar o retorno das mensagens junto aos usuários.

* Intranet

Construída para facilitar e agilizar o processo de Comunicação Interna, tornando o acesso às informações e orientações sobre benefícios, treinamentos, plano de carreira, situação funcional, campanhas de incentivo e de vendas, resultados, desempenho, entre outras, um processo rápido e simples, para todos os colaboradores da empresa.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com