TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esgoto Sanitário

Casos: Esgoto Sanitário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de esgoto sanitário

“São águas de abastecimento as quais, pelos usos que são feitos nas residências, unidades comerciais e industriais, foram acrescentadas substâncias sólidas, semi -sólidas e líquidas, muitas das quais consideradas poluentes ou patogênicas, alterando suas características físicas, químicas e biológicas.”(Gonçalves e Souza, 1997)

Sabe-se que a quantidade de esgoto gerada em cada localidade depende das características sócio-economicas, disponibilidade hídrica, clima e atividades desenvolvidas. Possui picos devido as atividades domésticas, principalmente de manhã e noite, a população também varia na temporada de verão.

Sólidos suspensos: afetam os ambientes bentônicos, pode levar a condições anaeróbicas, podem estar associado a compostos orgânicos tóxicos, metais e patôgenos.

Matéria orgânica: mortandande de peixes, em sistemas aquáticos rasos e pouca circulação, (condições anaeróbias) liberação de odores, gás sulfídrico.

Nutrientes: morte maciça de algas, consome mais oxigênio

Patógenos: contato direto ou por moluscos.

Compostos orgânicos tóxicos: concentram-se em mariscos e tecidos de peixes (bio-acumulação).

Metais: mariscos são vulneráveis em sedimentos altamente contaminados.

Óleos e graxas: tóxicos pra a vida aquática, destroem a vegetação costeira e reduzem o uso recreacional.

Eutrofização:

Devido a complexidade possui vários conceitos. Além dos nutrientes fatores físicos também influem, como a geomorfologia, a profundidade média, penetração de luz, e as correntes predominantes.

O efeito mais notório é a proliferação das algas tóxicas. Pode aparecer o fenômeno de maré vermelha. Podem alterar a composição de espécies de fitoplancton, mortandade de peixes e invertebrados e efeitos sobre a saúde pública.

Contaminação micobiológica:

O controle se da com o gerenciamento do sistema de esgotamento sanitário, adequado planejamento de lançamento e tecnologias de tratamento que reduzem a concentração dos mesmos.

Tratamento de esgotos sanitários

Remoção de sólidos grosseiros, material em suspensão e flutuável, compostos orgânicos biodegradáveis, nutrientes e organismos patogênicos. Depende do nível de tratamento.

Preliminar: abertura de 1 mm possui maior eficiência. 100 a 250 L de material retido em 1000 m³ de esgoto. Considera o esgoto após o tratamento preliminar e diluição de 1:100 adequado para disposição oceânica, mas ainda possui sólidos em suspensão, matéria orgânica, nutrientes e patógenos.

Primário: geração de lodo de 0,10 a 0,17 kg/m³ de esgoto. O lodo gerado precisa de tratamento antes da disposição final, por isso muitos utilizam os reatores.

Secundário: acelerar os processos de degradação que ocorrem naturalmente, reações bioquímicas realizadas por microorganismos. Condições aeróbias convertem matéria orgânica em gás carbônico, água e material celular. Condições anaeróbias tem a formação de biogás e novos microorganismos.

Terciário: o nitrogênio é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com