TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esperimento Cietífico

Dissertações: Esperimento Cietífico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 7

Organizando uma Investigação

Observação inicial: O que te chamou a atenção?

Mesmo com as insaturáveis discussões sobre a importância da água para a vida dos seres vivos, ainda faz-se necessário que retomemos esse assunto, uma vez que, na prática, os próprios seres humanos, ainda não têm a plena conscientização de seu uso e dos cuidados para com esse recurso natural, visto pois ser de extrema relevância que abordemos esse tema para conscientização sobre a influência que podemos sofrer pelo uso deste elemento quando poluído ou pela ausência dele.

Dessa forma, por conceber a água como vital aos seres vivos, buscando visualizar na conjuntura prática sob a perspectiva de um método científico, realizamos uma experiência para observarmos a influência da água para o ser vivo, bem como os efeitos que estes podem sofrer através do uso da água poluída.

Para a realização dessa observação, foram utilizadas quatro amostras de frascos com flores e diferentes composições para a observação da importância da água através de um parâmetro de comparação entre as flores dispostas nos diferentes recipientes. No frasco 01, a flor foi alocada com água normal, no 02, foi adicionado à agua com corante artificial na cor vermelha, no 03 utilizamos de sabão em pó e, por fim, deixamos o frasco 04 sem água. Conforme demostrado abaixo na Imagem 01, no início da observação.

Imagem 01 – início da experiência

Formulando a pergunta:

 Qual a importância da água na vida dos seres vivos?

 Quais influências a água poluída com agentes químicos tem na vida dos seres vivos?

 Quais efeitos as Flores submetidas à observação sofreram?

Ao realizar a observação das flores submersas em diferentes compostos de água, foi interessante ver as diferentes reações que ocorreram em cada frasco, principalmente pelos inesperados resultados obtidos. Assim, confirma-se que o senso comum nos oportuniza prever reações que nem sempre se concretizam perante o método científico.

Podemos considerar tal experimento como científico por seu caráter questionador, assim como também pela busca de respostas por meio de experimentos e observações que comprovem ou não seus resultados previamente concebidos pelo senso comum.

Construindo as Hipóteses

Inicialmente, ao problematizar a influência que sofremos pela falta de água ou seu consumo quando poluída, foi questionado como poderiam ser realizadas as comprovações, mesmo que estas fossem em pequena escala e oportunizasse uma pequena amostra. A partir disso, pensei em algo que pudesse ser testado e, depois de algumas pesquisas, foi observado a possibilidade da experiência ser realizada com uma flor, que cabe no contexto como ser vivo.

A ideia embrionária era testar somente duas situações: uma flor com água e outra sem o líquido, e a partir disso observar a importância desse elemento para a vida dos seres vivos. No entanto, foi percebido o quanto o experimento ainda poderia ser explorado, de forma a criar as quatro hipóteses: flor com água, sem água, com corante artificial e com sabão.

Depois de idealizado a configuração do experimento, de certa forma já havia possibilidades pré-visualizadas, isto é, previa alguns acontecimentos indutivos.

 A primeira hipótese, logicamente, é a mais previsível, pois é incontestável a importância que a água exerce sob os seres vivos. Assim, foi esperado que o frasco da flor com água resistisse melhor aos efeitos do tempo.

 Para a flor depositada no recipiente com corante, esperou-se que se degradasse rapidamente, devido sua composição química.

 O frasco com sabão, igualmente ao anterior, também esperava-se que a flor não resistiria igualmente ao frasco comente com água.

 A hipótese esperada para a flor sem água talvez seria que a mesma conseguiria sobreviver mais tempo que as que foram colocadas sem compostos, mas que também não resistiria tanto quanto à primeira.

É importante salientar que o experimento foi realizado em local fechado, sob ambiente pouco ventilado e com baixa intensidade de luz solar, pois a intenção era que as flores suprissem suas necessidades somente de Água, uma vez ser esse o foco do nosso experimento.

Certamente que é de grande relevância todo esse espaço e situação do qual foi inibida essas flores para mais tempo de vida, de forma que todo o experimento poderia ocorrer de modo mais lento e interferir no processo e resultados obtidos.

Testando suas Hipóteses: A construção do experimento

A forma utilizada na experiência se deu de forma fácil e em tempo relativamente curto, podendo ser replicada sem dificuldades por outras pessoas, podendo também ser analisada por outros aspectos agrônomos, ou exclusivamente pela perspectiva da flora, mas que não cabe para o momento. Além disso, o meio no qual o experimento foi realizado também pode ser modificado, de forma que oportunizes outras probabilidades.

Entretanto, mediante o pouco tempo hábil, e objetivando testar as hipóteses presumidas inicialmente, de forma a negá-las ou confirma-las, o experimento foi realizado num tempo que durou 20h (vinte horas).

Nesse período foi observado o percorrer do processo ao qual as flores foram submetidas, ressalvando as invalidações de algumas hipóteses antes construídas, as quais veremos na sequência.

Organizando e analisando os dados

 O que você percebeu com a sua experiência?

Por meio da experiência foi possibilitado verificar que as hipóteses construídas inicialmente sofreram percepções diferentes, com novas formas de pensar sobre o fenômeno realizado.

Entretanto, como o objetivo dessa experiência era comprovar através de um método científico rápido e de fácil entendimento a importância da água para os seres vivos, observamos que isso foi alcançado a partir da análise dos dados obtidos, os quais evidenciaram a vital importância da água na conservação das Flores.

Baseado nos dados qualitativos observados, serão relatados a seguir os resultados ocorridos em cada frasco de Flor, conforme Imagem 2:

 Frasco 1 / Água: mesmo sob condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com