TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da Contabilidade

Resenha: Evolução da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Resenha  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

A historia da contabilidade se deu origem, desde a civilização, quando o homem passou a observar e evidenciar a sua própria riqueza. A origem da contabilidade, também ocorreu quando o comercio, passou a sentir a necessidade de registrar as vendas.

Nas primícias eram feitas trocas e vendas de mercadorias, mas já se faziam os registros, de acordo com quantidade dos bens iriam aumentando, os homens ficavam preocupados com os simples relatórios que eram feitos, pois já não era, mas possível memorizar a quantidades de posses.

Naquele tempo não havia vendas a prazo, somente a vista, portanto eles arrumavam uma forma de registrar, que aquela pessoa não teria mais divida. Após algum tempo, descobriram o papiro (papel) e começaram a realizar os registros com o cálamo (pena de escrever), das despesas, rendas, lucros entre outros relatórios necessários.

Somente no período medieval, que o governo e a igreja implantaram diversas inovações na contabilidade.

A evolução da contabilidade pode ser resumida em:

Contabilidade do Mundo Antigo: período em que se iniciaram as primeiras civilizações.

Contabilidade do Mundo Medieval: período em que foi enfatizada a Contabilidade Por Partidas Dobradas – de Frei Luca Paciolo, onde ele dizia que para cada credito havia um débito, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

Contabilidade do Mundo Moderno: período de 1494 até 1840 foi marcado pelo aparecimento da obra “La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”.

Contabilidade do Mundo Cientifico: iniciou em 1840 e continua até os dias de hoje.

A contabilidade no período antigo, chamada de contabilidade empírica, os homens tinham como Patrimônio seus rebanhos entre outros bens, de forma quantitativa. Logo o seu meio de registrar era a sua memória, devido à exigência, eles inventavam meios de marcar, registrar, o que possuía. Os primeiros controles eram feitos em pedras, através de desenhos e gravações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com