TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da contabilidade

Artigo: Evolução da contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Evolução da Contabilidade.

Para um bom entendimento sobre a contabilidade, é necessária, uma abordagem do início de suas origens, pois só as origens darão uma melhor ideia para justificar os fatos presentes.

Pelo fato do homem não saber escrever há mais de 20.000 anos atrás, ele criou uma das formas mais primitivas de inscrição, que foi a artística, para registrar seus feitos durante o dia. O homem caçava algum animal ou apanhava algum fruto e posteriormente registrava em pinturas gravadas nas paredes esses fatos, podendo-se concluir que nascia daí a necessidade de controle da entidade. Observa-se que a Contabilidade possui algo em comum com a arte, a escrita e a matemática, pois são ciências que surgiram ao se usar uma a outra como base para registros dos fatos que ocorriam no dia-a-dia.

Com o passar dos anos, o homem descobriria sozinho como registrar seus bens usando até então a desconhecida Contabilidade. Entretanto, a preocupação com as propriedades e a riqueza é uma constante do homem da antiguidade, ele teve de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades se desenvolviam em dimensões e complexidades. Sendo que a Contabilidade é tão antiga quanto o homem que pensa, conta e é capaz de simbolizar os objetos e seres do mundo por meio da escrita, que nas línguas primitivas tomava, em muitos casos, feição pictórica.

Com o surgimento da moeda e unidades de valores desenvolvidos pelos egípcios, contribuíram para desenvolvimento da contabilidade, tonando a mais completa e precisa. Acreditasse que a primeira ideia sobre as partidas dobradas tenha surgido na antiguidade na região de Israel, foram achados em sítios arqueológico nessa região fichas de barros com perfurações e lista, guardados em envelopes de barro para identificar os rebanhos de ovelhas, essas fichas registravam a entrada e saída. Acreditasse que o nascimento das partidas dobradas tenha ocorrido na região da Toscana na Itália, graças o desenvolvimento econômico dos grandes centros comercias e a impressão de livros de livro aperfeiçoado pela Alemanha e com rápida distribuição para norte da Itália. O fato que marca o período da contabilidade e a publicação do primeiro livro impresso de autoria do frei Luca Paciole publicado em Veneza, tornado a cidade imortal, graças o livro La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalitá, após a sua publicação a contabilidade sofreu grande processo de evolução contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com