TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame Fisico

Artigo: Exame Fisico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.488 Palavras (10 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 10

O que é exame fisico

O exame físico na enfermagem consiste na avaliação do corpo todo e chamamos de exame físico céfalo caudal, ou céfalo podálico, que significa exame da cabeça aos pés. Este exame geralmente é realizado quando um paciente dá entrada em alguma unidade de saúde, como hospitais e postos de saúde, relatando algum tipo de queixa.

Etapas do exame físico

Para realização deste exame são seguidas quatro etapas. Primeiramente, inicia-se o exame pela inspeção. Na inspeção, irá verificar como está a pele, mucosas qual a coloração, se estão ressecadas, se tem presença de lesões, nódulos saltados, varizes nas pernas, estrias, entre outras anormalidades. Além disso, também verifica se o paciente está consciente, comunicativo e orientado.

Após esta etapa é realizada a ausculta com o auxilio de um estetoscópio, em que o profissional de enfermagem irá auscultar os sons que o corpo está transmitindo.

Primeiramente, realiza-se a ausculta cárdica para verificar se as bulhas estão normofonéticas e rítmicas em dois tempos (se esta dentro dos padrões normais). Após a ausculta do coração, inicia-se ausculta pulmonar para verificar o tipo de som, se estão crepitantes, com sibilos ou com roncos, estes sons são chamados de ruídos adventícios por serem anormais, e se estão normais são chamados de murmúrios vesiculares.Após esta ausculta verifica-se os sons do abdômen, se tem presença de ruídos peristálticos, e quando há a presença de ruídos, o profissional de enfermagem anota no prontuário do paciente.

A próxima etapa será a percussão, momento em que o profissional irá percutir a parte abdominal do paciente através de pequenos golpes, para verificação do tipo de som que irá aparecer quando tocado o local. Como por exemplo, lugares ocos como estômago têm um som diferente do lugar onde está localizado o fígado, que não é oco.Caso o lugar oco, que teria um som timpânico, esteja maciço, pode estar ocorrendo hemorragias.

A última etapa é a palpação, momento em que o profissional irá palpar as partes do corpo do paciente, verificando sempre algum tipo de anormalidades, como presença de massas, que são nódulos e tumores, presença de gânglios infartados ( linfonodos aumentados devido á alguma patologia) entre outros.

Para finalizar o exame físico, o profissional de enfermagem deve sempre realizar a verificação dos sinais vitais, que consiste em aferição da pressão arterial, contagem das respirações por minutos e verificação do pulso, fazendo a contagem dos batimentos cardíacos por minuto, além da temperatura, que geralmente é axilar.

Urina

A urina é composta de aproximadamente 95% de água. Os principais excretas da urina humana são: a uréia, o cloreto de sódio e o ácido úrico.

O sistema urinário

A eliminação da urina é feita através do sistema urinário. Os órgãos que compõe o sistema urinário são os rins e as vias urinárias.

As vias urinárias compreendem o ureter, a bexiga e a uretra.

Os nossos tecidos, que recebem do sangue as substâncias nutritivas, ao sangue abandonam aqueles compostos químicos tóxicos que neles se formam como resultado do complexo fenômeno da nutrição. Tais substâncias são danosas e devem ser eliminadas para não intoxicar o organismo e pôr a vida em perigo. A maior parte desses produtos é eliminada por trabalho do aparelho urinário; somente uma parte mínima é eliminada pelas glândulas sudoríparas mediante o suor.

O aparelho urinário tem a tarefa de separar do sangue as substâncias nocivas e de eliminá-las sob a forma de urina. Compõe-se ele dos rins, que filtram o sangue e são os verdadeiros órgãos ativos no trabalho de seleção das substâncias de rejeição; dos bacinetes renais com os respectivos ureteres, que conduzem a urina até a bexiga; da bexiga, que é o reservatório da urina; da uretra, canal mediante o qual a urina é conduzida para fora.

Juntamente com as substâncias de rejeição, o aparelho urinário filtra e elimina também água. A eliminação de água é necessária seja porque as substâncias de rejeição estão dissolvidas no plasma, que é constituído, na sua maior parte, de água, seja porque também a quantidade de água presente no sangue e nos tecidos deve ser mantida constante.

A água entra na composição de todos os tecidos e da substância intercelular (que enche os espaços entre as células): ela é o constituinte universal de todos os "humores" do organismo e tem a tarefa essencial de servir de "solvente" de todas as substâncias fisiologicamente ativas. A água entra no organismo com os alimentos e as bebidas; em parte se forma no próprio organismo por efeito das reações químicas que aí têm lugar. Depois de ter realizado as suas importantes funções, a água deve ser eliminada: como antes tinha servido de veículo às substâncias nutritivas, agora serve de veículo às substâncias de rejeição.

Como ocorre a excreção

O nosso sangue contém muitas substâncias de que não necessitamos e algumas podem mesmo ser perigosas - água em excesso, sais minerais, células mortas ou alteradas e resíduos das atividades celulares. Por isso têm de ser eliminadas.

Como é constituído o sistema urinário?

Os componentes do sistema urinário são: dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra. Os rins são os principais órgãos do sistema urinário. Situados na cavidade abdominal, na região lombar, um de cada lado da coluna vertebral e rodeados por um tecido gorduroso, os rins são órgãos em forma de feijão, de cor vermelha escura. Têm o tamanho de um ovo de galinha, medindo cerca de 11 cm de comprimento e 6 cm de largura. Pesam entre 115 e 155 gramas nas mulheres e entre 125 e 170 gramas nos homens. O lado côncavo está voltado para a coluna vertebral e é por esse lado que entram e saem os vasos sanguíneos, do qual a artéria renal e a veia renal são os mais importantes.

Os rins extraem os produtos residuais do sangue através de milhões de pequenos filtros, denominadas néfrons, que são a unidade funcional dos rins. Cada néfron apresenta duas partes principais: a cápsula glomerular (ou cápsula de Bowman) e os túbulos renais. Nas figuras os túbulos renais são identificados como túbulo contorcido proximal, alça néfrica (alça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com