TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Mecanica Dos Fluidos

Artigos Científicos: Exercicios Mecanica Dos Fluidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 4

1 – O princípio de Bernoulli, também denominado equação de Bernoulli ou Trinômio de Bernoulli, ou ainda Teorema de Bernoulli descreve o comportamento de um fluido movendo-se ao longo de uma linha de corrente e traduz para os fluidos o princípio da conservação da energia.

2 – Cinética: é a energia devida à velocidade que possua o fluido.

Potencial gravitacional: é a energia devida à altitude que um fluido possua.

Energia de fluxo: é a energia que um fluido contém devido à pressão que possui.

3 - 1ª) escoamento em regime permanente. 2ª) escoamento incompressível. 3ª) escoamento de um fluido considerado ideal, ou seja, aquele onde a viscosidade é considerada nula, ou aquele que não apresenta dissipação de energia ao longo do escoamento. 4ª) escoamento apresentando distribuição uniforme das propriedades nas seções. 5ª) escoamento sem presença de máquina hidráulica, ou seja, sem a presença de um dispositivo que forneça, ou retira energia do fluido. 6ª) escoamento sem troca de calor.

4 - Linha de energia: é a linha que representa a energia total do fluido. Fica, portanto, acima da linha piezométrica de uma distância correspondente à energia de velocidade e se o conduto tiver seção uniforme, ela é paralela à piezométrica. A linha piezométrica pode subir ou descer, em seções de descontinuidade. A linha de energia somente desce.

5 - Linha piezométrica: é aquela que une as extremidades das colunas piezométricas. Fica acima do conduto de uma distância igual à pressão existente, e é expressa em altura do líquido. É chamada também de gradiente hidráulico.

8 - A equação de Bernoulli é um balanço de forças sobre uma partícula de fluido que se move através de uma linha de corrente, enquanto que a primeira lei da termodinâmica consiste em um balanço de energia entre os limites de um volume de controle dado, pelo qual é mais geral já que permite expressar os intercâmbios energéticos ao longo de uma corrente de fluido, como são as perdas por fricção que retiram do fluido energia, e as bombas ou ventiladores que somam energia ao fluido.

9 - A pressão p que aparece na equação de Bernoulli é a pressão termodinâmica, comumente chamada de pressão estática. O segundo termo da equação de Bernoulli é denominado pressão dinâmica. E a pressão total ( ou de estagnação ) = pressão estática + pressão dinâmica.

10 - Não há variação de pressão numa direção normal a linhas de corrente retilíneas. Este fato torna possível medir a pressão estática usando uma “tomada” de pressão instalada na parede do duto em uma região onde as linhas de corrente sejam retilíneas.

11 - Podemos determinar a pressão no ponto de estagnação aplicando a Eq. de Bernoulli ao longo da linha de corrente central desde um ponto 1, a montante, onde a velocidade é u1 e pressão p1 até o ponto de estagnação 2 onde a velocidade é zero, u2 = 0. (considera-se que z1 = z2).

12 - Para medir a velocidade de fluxo podemos utilizar duas tomadas de pressão. Uma conectada a um orifício normal à parede da tubulação e outra conectada no centro da tubulação, tal como um tubo de Pitot.

13 - é um tubo aberto na parte superior, conectado no extremo de um reservatório contendo líquido com uma pressão (mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com