TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício sobre susntentabilidade

Ensaio: Exercício sobre susntentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Ensaio  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5

Professora Formadora: Ana Clara

Disciplina – Educação Ambiente e Sustentabilidade

Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas

Graduandas: Renilza Pinheiro de Carvalho Araújo

Tutora Presencial: Ivana S. Matos.

Polo: Pintadas

EXERCÍCIO SOBRE SUSNTENTABILIDADE

1 - Qual o conceito mais completo de sustentabilidade?

A sustentabilidade é um ato público que deve partir de cada pessoa que possui uma consciência sustentável e que sabe que o planeta só continuará com todos os ecossistemas e beleza se os seres humanos aprenderem a sustentar e conservá-lo. Sendo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

2 - Quais os impactos positivos promovidos pelo desenvolvimento de forma sustentável?

Os principais impactos positivos da sustentabilidade ambiental são: reflorestamento, reciclagem, racionalização dos recursos naturais, utilização de recursos ecologicamente corretos e que são reutilizáveis (energia eólica e hidráulica) desenvolvimento de projetos que visam a sustentabilidade do meio ambiente e o bem estar de todos que o habitam e também, em muitas empresas, o desenvolvimento da sustentabilidade empresarial, ação que é muito importante no mundo atual.

3 - O que é o desenvolvimento sustentável?

É usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e à dignidade humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza. Garantindo suprir as necessidades da geração atual e garantir as necessidades das futuras gerações.

4 Quais os benefícios da adoção de ações de sustentabilidade?

É a adoção de ações de sustentabilidade que garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

5 - Sabemos que a exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada é possível. Pesquise sobre o tema e construa um texto que apresente as vantagens desta prática.

O ser humano depende das florestas. Seja pelos produtos que ela fornece, como madeira, papel, energia e alimento, seja por sua importância na conservação da água, na proteção do solo, no sequestro de carbono ou na manutenção da biodiversidade, hoje conhecidos como serviços ambientais e ecossistêmicos. O uso sustentável das florestas é um grande desafio para o mundo e também para o Brasil, que possui a segunda maior área florestal do planeta e a maior área coberta com floresta tropical. Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica. Temos a agroenergia que tem sua vantagem mundialmente reconhecida na redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE). Através de pesquisa e adoção do manejo florestal sustentável (MFS), o País tem dado grandes passos para modificar a exploração tradicional e predatória. São procedimentos técnicos e de gestão que visam à geração de renda para o produtor com impactos positivos no meio ambiente. Uma alternativa para a sustentabilidade das florestas nativas é a das florestas plantadas, que trazem benefícios ecológicos, evitando a pressão sobre florestas naturais e gerando empregos: mais de 2 milhões, em dados de 2008. Em 10 anos, o Brasil pode mais do que duplicar sua área de florestas plantadas, que hoje ocupa menos de 1% do território nacional, fortalecendo o foco do seu desenvolvimento numa economia verde e contribuindo para a melhoria do ambiente global e para compromissos nacionais relacionados ao sequestro de carbono. Entre as alternativas de Sistemas de Produção Sustentável destacam-se a Agricultura Orgânica, Produção Integrada Agropecuária, Aquicultura, Produção Agroflorestal e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), além de várias outras. Atualmente existem os recursos tecnológicos que procura as soluções afim de amenizam os impactos negativos das atividades agropecuárias. São práticas que mantém os atributos físicos, químicos e biológicos do solo e possibilitam a manutenção da água limpa e abundante. Permitem ainda que sejam desenvolvidas atividades agropecuárias mais produtivas, sem necessidade de expansão para novas áreas ou de degradação dos recursos naturais. Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com