TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Ciência Dos Materiais

Artigos Científicos: Exercícios Ciência Dos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  2.317 Visualizações

Página 1 de 2

Exercícios Para Pesquisa

1. Segundo a teoria atômica de Dalton, os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e tamanho. Critique esta afirmação.

Resp.: São os raios catódicos. Foi-se observado que quando gases(no caso das lâmpadas incandescentes) ficam sob baixa pressão, e são submetidos à eletricidade, os elétrons passam de uma extremidade para outra, provocando aumento da luz. Quanto mais eletricidade no gás, mas luz.

Todos os gases quando entram em contato com a eletricidade produzem luz, essa luz foi chamada de raios catódicos. No caso das fluorescentes, a energia luminosa cinética é produzida pela resistência que têm naquele filamento em forma de espiral. A energia passa com muita dificuldade causando assim aquecimento e gerando luz.

2. Por que uma lâmpada emite luz quando acesa?

Resp.: O átomo não é idêntico em massa, pois sabe se que o átomo tem uma área central (núcleo) e ao redor do núcleo tem a eletrosfera q é onde tem vários elétrons girando em volta do núcleo. ou seja um átomo não é idêntico em massa

3. É possível identificar um elemento químico por meio da tonalidade (comprimento de onda) da luz emitida após aquecimento. Justifique.

Resp.: Sim e é chamado análise química qualitativa por via seca, esta análise é utilizada para identificar metais através da cor de chama que é emitida e é muito simples e fácil: Você pega um grafite próprio para isto, o umidece em algum ácido que não contaminará o sal, encosta a ponta do grafite no sal e o coloca na chama (no bico de buisen)...

e a luz característica do metal será emitida... em alguns casos é difícil de ver diferença na chama..

4. Por que os filamentos de lâmpada são feitos geralmente de tungstênio?

Resp.: É um material que emite luz ao aumentar um pouco a sua temperatura, fora que não arrebenta com facilidade em altas temperaturas, desde que esteja em um ambiente com condições adequadas.

5. Um alvo metálico quando bombardeado com elétrons de alta energia (ou velocidade) emite raios x. Justifique.

Resp.: Devido à desaceleração do elétron causada pela interação elétrica (campo elétrico) entre o elétron (de carga negativa) de alta energia e o núcleo (de carga positiva). Esta interação faz com que o elétron tenha alteração na sua trajetória. Havendo assim a transferência de momentos e aceleração aplicada sobre ambos.

Como a massa do núcleo é muito maior do que a energia que ele adquire durante o processo, a energia pode então ser desprezada. Devido à desaceleração do elétron há a emissão do fóton.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com