TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exposição Cronica Ao Benzeno E Alteracoes Hematologicas: Uma Revisao De Literatura.

Trabalho Escolar: Exposição Cronica Ao Benzeno E Alteracoes Hematologicas: Uma Revisao De Literatura.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  352 Visualizações

Já é conhecido o efeito leucemogênico do benzeno desde o inicio do século XX, onde foram observadas alterações cancerígenas a partir de estudos em animais(CAZARIN,2005; ARAÚJO 2008).

O benzeno e um hidrocarboneto aromático onde se apresenta como um liquido incolor, volátil, lipossolúvel e altamente inflamável (AZEVEDO, 1990), produzido pela destilação carvão mineral, no coque metalúrgico das usinas siderúrgicas e encontrado no ar atmosférico por meio de fumaça de cigarros, e também em postos de abastecimento de veículos automotivos (COSTA, 2001; COSTA; COSTA, 2002; CARRIERI et al, 2006; BRASIL, 2004).

O benzeno foi reconhecido como agente nocivo a saúde e a quinta substancia de maior risco, sendo que sua principal fonte de exposição se da no meio ocupacional, em especial, por meio da via respiratória. Esta substacia e capaz de causar intoxicação aguda ou crônica, com efeitos imunotóxico, mielotóxico, genotóxico, e carcinogênico, mesmo sendo a exposição em doses baixas, o que impede o reconhecimento e ou recomendação de um limite seguro de exposição (GONÇALVES et al., 2005; GRACIANI; FERREIRA; SALVIANO,2008)

Os sintomas neurológicos associaos ao benzeno icluem tontura, cefaleia e perda da consciência. Já na ingestão pode resultar em vômitos, tonturas, convulcoes e ate mesmo a óbito. Em forma de vapor irrita a pele, olhos, e otrato respitario superior(ARAÚJO, 2008)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com