TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS TIPOS DE ONDAS SUPERFICIAIS DE GRAVIDADE

Trabalho Escolar: FORMAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS TIPOS DE ONDAS SUPERFICIAIS DE GRAVIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

As ondas superficiais de gravidade, progressivas longitudinais, são uma importante forma de transporte da energia no mar. Essas ondas são geradas no meio fluido ou na interface entre a água e o ar, tendo a gravidade como a principal força de restauração. Em outras palavras, quando, por exemplo, uma partícula de água é forçada a mover-se na direção vertical sentido para cima, saindo de sua posição de equilíbrio e atingindo uma posição na coluna de água onde sua densidade é maior que as demais partículas de água em volta, a força da gravidade é que conduzirá a partícula de volta para baixo. Entretanto, ao retornar para baixo, a partícula vai passar do seu original ponto, alcançando uma profundidade onde sua densidade será menor do que as demais partículas do local, e então, com a atuação do empuxo, a partícula oscilará em torno do seu ponto de equilíbrio, formando assim, uma onda.

O presente trabalho aborda alguns tipos de ondas superficiais de gravidade, apresentando as características peculiares de formação de cada tipo, a fim de analisar a temática em cada caso específico. Inicialmente, trata-se do Tsunami, que é uma onda causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água. Após, apresenta-se as Seiches, que são ondas estacionárias que ocorrem em ambiente semi-fechado. Posteriormente, as Marés assumem o foco da abordagem, seguidas das ondas de Kelvin, que são as conhecidas ondas aprisionadas costeiras. Por fim, estuda-se sobre as ondas Gigantes, conhecidas como Freak ou Rogue Wave, que são aquelas que excedem a altura máxima prevista estatisticamente para um determinado conjunto de medições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com