TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomenos

Projeto de pesquisa: Fenomenos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

1.1 - Definição do problema

Toda e qualquer organização, seja qual for o seu ramo de atividade, é formada por pessoas. Essa constatação leva ao reconhecimento de que geri-las para obter das mesmas as respostas desejadas em termos de colaboração requer perspicácia, desde a identificação de talentos à adoção de técnicas que, não de hoje, povoam a preocupação de administradores mundo afora.

Encontrar o parceiro certo para a função certa, de modo a alinhá-lo, através de capacitação contínua e treinamento, ao planejamento estratégico da empresa requer critérios e instrumentos adequados.

É neste sentido que a administração de recursos humanos tem no recrutamento, na seleção e no treinamento uma ferramenta potencial que pode definir a sobrevivência ou o fracasso de uma empresa.

A cidade de Picos (Piauí) é um pólo empreendedor que tem no comércio de produtos e serviços a sua mais expressiva atividade econômica. Compra, vende, emprega, impacta o PIB, gera divisas e faz, com isso, girar a roda do progresso. Lida, para desenvolver suas atividades, com grande número de pessoas, num mercado aberto, competitivo, cujo dever é se situar na qualidade dos produtos e dos serviços que oferece, o que exige agregação de valor por meio do pessoal que colabora com as empresas.

Mais especificamente no segmento de calçados e vestuários, por ser uma área ligada à moda, marketing pessoal, com uma segmentação de clientes com personalidade definida por sexo, idade, poder aquisitivo, cultura, entre outros valores, além de amplo conhecimento dos produtos que a empresa oferece, requer um quadro de pessoal devidamente qualificado para atender as expectativas, proporcionando a satisfação do segmento a que se propõe a atender.

14

É nessa ligação que recrutamento, seleção e treinamento devem incorporar as estratégias das organizações no sentido de agregar valor, por meio do capital humano. Intangível que é, este capital torna-se, a cada dia, mais requisitado uma vez que representa a imagem da empresa e sua ligação com o foco principal que é o seu melhor ativo: o cliente.

Diante dessa realidade, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: Como os critérios utilizados para recrutamento, seleção e treinamento de recursos humanos podem contribuir para um diferencial competitivo em empresas picoenses nos segmentos de calçados e vestuários?

1.2 - Objetivos

1.2.1- Objetivo geral

Analisar os critérios utilizados para recrutamento, seleção e treinamento de recursos humanos, por meio da análise de sua funcionalidade como estratégia competitiva em empresas do segmento calçados e vestuários em Picos - PI.

1.2.2- Objetivos específicos Descrever o processo de recrutamento tendo em vista os instrumentos utilizados; Identificar os critérios e ferramentas utilizadas para selecionar as pessoas mais adequadas aos cargos; Verificar a preocupação das empresas analisadas com a realização do treinamento para melhor desenvolvimento profissional dos colaboradores.

1.3 Justificativa

As organizações são criadas para satisfazer um conjunto de necessidades pertinentes a um determinado segmento. Elas nascem, pois, a partir do propósito de alguém em torno de uma causa que engloba justificativas pessoais e sociais no seu bojo de existência.

15

Nesse sentido, tem-se na razão das empresas, independente do ramo em que atuem, um processo histórico de gerenciamento de sua força de trabalho com olhar voltado para a eficiência e para a eficácia. Nas palavras de Silva e Silva (2006, p. 3), “na medida em que trabalhar com pessoas se torna um processo, torna-se evidente que a administração de recursos humanos se relaciona com a tarefa de atrair, reter e manter uma força de trabalho que seja eficiente e eficaz”.

Assim como os clientes têm sua cultura, as pessoas, na qualidade de componentes de um quadro de pessoal de uma determinada organização, também têm a sua cultura, que deve ser alinhada à cultura organizacional, sem no entantodespersonificar os valores que o colaborador deve trazer de bom para o cotidiano da empresa. Elas trazem soluções, mas também tem problemas que, ao contrário do que se apregoava na administração clássica, dá pra geri-los, mas não é possível ignorá-los. É neste sentido que:

Compor o quadro de pessoal de uma organização é algo que parece ser bastante simples, mas as implicações estão inseridas quando começam os primeiros problemas de relacionamentos, absenteísmo, desmotivação, entre outros, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com