TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fertilizantes

Tese: Fertilizantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 8

FERTILIZANTES:

Os fertilizantes são compostos químicos utilizados na agricultura para aumentar a quantidade de nutrientes do solo e, logo, conseguir um ganho de produtividade. Atualmente, são muito utilizados, ainda que paguemos um alto preço por isso.

Entre os problemas estão: a degradação da qualidade do solo, a poluição das fontes de água e da atmosfera e o aumento da resistência de pragas.

Os fertilizantes podem ser orgânicos ou inorgânicos, industrializados ou não, naturais ou sintéticos, líquidos ou granulados. A fórmula mais produzida pela indústria de fertilizantes são as NPK (macro nutrientes primários com base em Nitrogênio, Fósforo e Potássio). Também há macros nutrientes secundários como: Enxofre, Magnésio, e Cálcio; e micronutrientes como Cloro, Ferro, Zinco, Cobre, entre outros.

DA LOGISTICA AO INICIO DA PRODUÇÃO

Através de colaboradores que trabalham em empresas de fertilizantes obtivemos informações de como chegam ao Brasil as rochas fosfáticas vindas do Marrocos e de vários outros países do Oriente Médio. São transportadas nos porões de navios cargueiros. E quando chegam ao porto e efetuado o descarregamento das rochas através de guindastes.

As empresas dão preferência à importação das rochas, pois as brasileiras são financeiramente desfavoráveis (mais caras) e possuem menor teor de fósforo.

A mistura dos Fertilizantes Básicos que, associados às micronutrientes específicos, resultam numa formulação própria e eficaz para cada tipo de cultura. O processo produtivo das empresas de fertilizantes é extremamente rápido, sendo realizado mecanicamente em misturadores de alta capacidade, conforme apresentado na figura a seguir:

Politica da Gestão (Indústria/Produção – meio ambiente):

• 1Planejar --> 2Executar --> 3Verificar --> 4Agir

• 1 - Porque se fabrica fertilizante?

O desafio da agricultura nas próximas décadas é equilibrar a demanda de uma população em crescimento constante, o aumento da demanda por alimentos e biomassa. Essa expansão engloba a mudança de uma área de cultivo para outra, em função da perda de solo fértil em terras em saturação e degradada.

2 - Qual a maior preocupação das empresas que estão no mercado?

• A Indústria de fertilizantes é um dos setores de maior crescimento mundial, superando as expectativas de maneira consistente o crescimento nos demais países do mundo nos últimos anos. Os principais fatores que influenciam o crescimento da demanda por fertilizantes estão descritos como: Crescimento populacional e disponibilidade limitada de terras agricultáveis, Crescimento do PIB per capita em países em desenvolvimento dentre outros. Dentro do agronegócio os produtores tornam-se dependentes dessas empresas em duas pontas: na compra de insumos para produção – os fertilizantes – e na venda a elas de seus grãos produzidos para que comercializem. A oligopolização do mercado de minérios e gêneros agrícolas é uma tendência mundial para a qual se deve atentar.

3 - Qual a maior emergência dessa indústria, e o que as empresas precisam se focar para cobrir tal emergência?

• As terras cultivadas para a agroindústria apresentam um risco de mais de 849 milhões de hectares estarem degradados até 2050. “As empresas precisam reconhecer que a terra é um recurso finito, precisando assim tornar mais eficientes o modo que produzimos, distribuímos e consumimos produtos dela derivados”, mensagem de Achim Steiner, subsecretário da ONU e diretor-executivo do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). A ameaça de degradação está coligada aos níveis de extração de matéria-prima insustentáveis e desproporcionais a forma de retribuição ao explorado no meio ambiente.

4 - Como solucionar ou amenizar os impactos ambientais?

A utilização de fluxogramas facilita a análise dos problemas ambientais e possibilita um maior entendimento das práticas ambientais utilizadas pela empresa no sentido de reduzir ou eliminar estes problemas.

Todas as medidas utilizadas pela empresa como sistema de filtragem, como o filtro eletrostático (filtros de manga), transporte ferroviário, boxes e sistemas de esteiras para transporte no processo de mistura, mostram-se bastante eficazes quanto à proteção do meio-ambiente, mas sabemos que ainda há muito o quê fazer para proteger o meio ambiente de modo sustentável. A ISO 14001 e um facilitador porque nela há vários requisitos sobre prevenção ambiental e proteção ao meio ambiente.

• A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos.

INCIDENTES

• Relatos da literatura médica e da toxicologia mostram, que concentrações elevadas de alumínio (Al) causam rigidez das faces, dor de cabeça na fronte, o manganês (Mn) em excesso, pode provocar paralisia nos membros inferiores, o cobre (Cu) e o boro (B) em níveis tóxicos, causam o atrofiamento dos testículos e retardamento mental leve. o estrôncio (Sr) a ansiedade, alterações na calcificação dos ossos, decorrentes de distúrbios no metabolismo do cálcio; O vanádio (V) ( um elemento metálico presente em rochas fosfáticas) causa a diminuição dos leucócitos, depressão, tremores, irritação cutânea, além de melancolia e vertigem; zinco (Zn) em excesso foi correlacionado com vertigens constantes, infecções repetidas e alterações no crescimento. Chumbo (Pb) em níveis elevadas tem correlação com dores abdominais, vômitos, agressividade, anorexia com fome violenta após ter ingerido quantidade normal de comida e ainda estimula agressividade.

• Ainda que essenciais, esses compostos químicos contribuem para o agravamento de diversos problemas ambientais, pois poluem os lençóis freáticos, deixa o solo cada vez mais dependente desses compostos químicos, ou seja, uma vez utilizado o fertilizante em uma determinada área, caso seja cessado o uso do fertilizantes a terra torna-se mais infértil do que era anteriormente.

• Com a falta de nutrientes na terra, pode ocorrer erosão, através de frequentes chuvas e ceder enormes crateras no terreno.

REAÇÃO DA NATUREZA

• Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com