TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planta de fertilizantes minerais na cidade de West Texas

Resenha: Planta de fertilizantes minerais na cidade de West Texas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

no Jardim Três MaNo dia 17 de Abril de 2013 uma fabrica de fertilizantes na cidade de West no Texas explodiu deixando pelo menos 160 feridos. A explosão ocorreu na fertilizadora West Fertilizer Co.

Muitos compostos manipulados na industria em determinadas condições são passiveis de originar um processo de combustão, estas condições podem, ou não fazer parte da operação normal do processo em questão. As explosões podem ser das mais variadas formas porem em geral pode ser definida como uma súbita e violenta liberação de energia. Uma das formas tradicionalmente utilizadas para representar o processo de combustão é o chamado triangulo do fogo. Para ocorrer a combustão são necessários tres fatores: O combustível, um agente oxidante no caso o oxigênio, e uma fonte de ignição. Uma atmosfera se torna explosiva quando a proporção de gás, vapor, ou pó no ar é tal que uma faísca proveniente de um circuito elétrico, ou do aquecimento de um aparelho provoca a explosão.

No caso da fertilizadora West Fertilizer Co. o combustível responsável pela explosão foi o pó em suspensão, provavelmente geradas pelo processo de fabricação do fertilizante, como por exemplo: moagem, raspagem, armazenamento, dentre outros . Porem para que haja explosão é preciso ainda uma fonte de ignição, que neste caso pode ter sido centelhas eletrostáticas, ou ate mesmo o calor gerado pelas maquinas no processo de fabricação.

Para estabelecermos uma se uma explosão com um determinado pó é possível, é preciso fazer um teste de inflamabilidade, caso seja identificado um pó explosivo são feitos novos testes para verificar a energia mínima de ignição e a temperatura mínima de ignição. Tais dados são fundamentais para saber se um centelha eletrostática é capaz de causar a explosão do pó em questão, e também a ajudar a decidir que precauções tomar durante o processo de manuseio. Explosões cocorrem frequentemente nas unidades processadoras de cevada,trigo, soja, milho, devido ao fato do pó em questão ter propriedades "explosivas".

Portanto afim de evitar possíveis catástrofes, são necessárias algumas medidas de segurança com relação ao processo de manuseio/ estocagem do material. Espaços confinados geralmente são um dos maiores responsáveis pelas explosões decorrentes de pó em suspensão, porem nem sempre é possível armazenar o produto em locais abertos, sendo nesse caso necessário o uso de Silos. Portanto, fica de responsabilidade da empresa adotar medias de segurança para que se evite o acumulo de partículas de pó no ar. Uma das alternativas, é a utilização de potentes exaustores nas áreas aonde há umas possível concentração de pó, aterramento das unidades de armazenamento, realizar a manutenção periodica nas maquinas envolvidas no processo de fabricação, alem de promover o treinamento efetivo de todo pessoal responsável pela fabricação/estocagem do produto .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com