TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Assunto: Tipologia Textual

Por:   •  10/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Assunto: Tipologia Textual; pagina 48-50; Capitulo 1.1

Fonte: Medeiros (2017). Tipologia Textual

 “A língua é vista como um código, ou como conjunto de signos passíveis de combinação, capazes de transmitir uma mensagem de um emissor a um receptor. Nesse sentido, o conceito de língua está diretamente relacionado com a teoria da comunicação; a língua é um conjunto de regras capazes de transmitir uma mensagem ao receptor: "o código deve, portanto, ser dominado pelos falantes para que a comunicação possa ser efetivada.” (p. 48)

“A capacidade qualificativa permite ao usuário de uma língua "dizer a que tipo de texto pertence um dado texto, naturalmente segundo uma determinada tipologia". Nesse sentido, o usuário da língua é capaz de dizer se se trata de uma piada, uma fábula, um romance, uma ata, um aviso, uma carta” (p.49)

(etc.)

Assunto: Tipologia Textual; p. 50-52; Capitulo1.2

Fonte: Medeiros (2017). Tipologia Textual

“Todo texto é composto de variadas vozes é heterogêneo, polifónico, ele pode compreender mais de um tipo de texto: nele podem aparecer segmentos descritivos, narrativos, argumentativos, expositivos, embora possa prevalecer um ou outro tipo.” (p. 50)

“Os textos constituem a materialização de um gênero, ou seja, todos os textos manifestam um gênero. Quando construímos um texto, além do objetivo que temos em vista, levamos em consideração a atitude do destinatário, seu nível de conhecimento sobre o assunto, opiniões, convicções, preconceitos, crenças sobre o assunto tratado; orienta-nos ainda a seleção dos recursos linguísticos a serem utilizados para provocar o efeito de sentido desejado e uma resposta do interlocutor, persuadindo-o sobre algo. Desse ponto de vista, a linguagem a ser utilizada não está previamente pronta; é algo que se constitui num processo de interação de um sujeito com outros sujeitos.” (p. 51)

(etc.)

Assunto: Tipologia Textual; p. 52 – 54: Capitulo 1.3

Fonte: Medeiros (2017). Tipologia Textual

“Discurso é uma atividade comunicativa, que produz efeitos de sentido entre interlocutores. Ele pressupõe uma concepção de língua como atividade de construção de sentidos entre falantes. O que se diz significa em relação ao que não se diz; significa em relação ao lugar de onde se diz: se falo como professor, ou como juiz, ou como amigo. O significado de um discurso depende da relação com outros discursos que existem na sociedade. Ele manifesta-se por meio de textos, e é por meio dos textos que se pode entender como funciona o discurso.” (p. 52)

“Todo discurso veicula ideologias, ou seja, maneiras específicas de conceber a realidade. Além disso, todo discurso é também exercício de poder e domínio de uns sobre outros. É o discurso que organiza o texto e estabelece como ele poderá ser: quais tópicos serão objeto da abordagem, como o texto deverá ser organizado, o que pode ser dito e o que não pode ser dito.” (p. 53)

“O discurso é influenciado pelas estruturas sociais e, ao mesmo tempo, as influencia. Como exemplo, podemos citar a visão que temos de um líder político. Suponhamos o presidente dos Estados Unidos: haverá discursos que o valorizam positivamente, fazendo sobressair determinados valores caros ao Ocidente, e discursos que o veem de forma negativa, veiculando valores caros a outra ideologia.” (p.54)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com